CÁLCULO DO ÍNDICE OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS (OEE) NA PRODUÇÃO DE UMA MÁQUINA DO SETOR TÊXTIL
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1103Palavras-chave:
OEE, disponibilidade, desempenho, qualidade, produçãoResumo
Este artigo apresenta a implementação da ferramenta de controle de paradas de máquina e posteriormente o cálculo do Indicador OEE – Overall Equipment Effetiveness, aplicado em uma máquina no setor de produção de telas agrícolas de sombreamento de uma empresa têxtil, localizada no distrito industrial III na cidade de Itápolis-SP. No mercado competitivo que vivemos, é muito importante conhecermos totalmente a capacidade produtiva da empresa. Com a implementação do Indicador OEE – Overall Equipment Effetiveness, podemos descobrir a “fábrica oculta”, com isso podemos aumentar a produtividade e diminuir as perdas do processo produtivo, deixando assim a empresa mais competitiva no mercado. É demonstrado os índices de Disponibilidade, Desempenho e Qualidade, fazendo um comparativo entre o OEE encontrado e o OEE de uma Empresa Manufatura de Classe Mundial. Foi desenvolvido junto ao grupo de pesquisa em OEE montado pela empresa, a coleta de dados no chão de fábrica e análise de acordo com os parâmetros de OEE.
Downloads
Métricas
Referências
AMORIM, J.P. OEE – A Forma de Medir a Eficiência dos Equipamentos. www.scribd.com, 2009.
NAKAJIMA, Seiichi. Introdução ao TPM - Total Productive Maintenance. São Paulo: IMC Internacional Sistemas Educativos Ltda., 1989.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência de estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
SANTOS, A. C. O.; SANTOS, M. J. Utilização do Indicador de Eficácia Global de Equipamentos (OEE) na Gestão de Melhoria Contínua do Sistema de Manufatura. 2007. 10 f. UNIFEI.
SILVA, J.P.A.R. Oee –A forma de medir a eficácia dos equipamentos. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/15122575/OEE-A-FORMA-DE-MEDIR-A-EFICACIA-DOS-EQUIPAMENTOS>. Acesso em: 18 set. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 520
- PDF 316