A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1544Palavras-chave:
Experiência do Usuário, Acessibilidade, Transtorno do Espectro Autista, AplicativoResumo
Desenvolver produtos voltados ao público autista é mais desafiador do que parece ser, por isso, é necessário que o designer tenha aliados para que seu trabalho seja mais fácil, mais bem pautado e que tenha mais êxitos. Um desses aliados pode ser a UX (Experiência do Usuário), que é uma área da ciência cujo objetivo é ajudar a desenvolver produtos levando em consideração não só a usabilidade, mas toda a experiência que o usuário pode ter. O objetivo deste artigo é avaliar como a UX com foco em acessibilidade foi aplicada por um grupo de pesquisas interno de uma instituição pública de ensino superior no desenvolvimento de um aplicativo voltado para crianças com autismo; considerando acessibilidade como uma faceta de UX sob o ponto de vista da colmeia de UX de Morville (2004). Os resultados discutidos levam em consideração três avaliações por inspeção: duas de acessibilidade (diretrizes de acessibilidade para usuário com TEA e recomendações do GAIA) e uma de usabilidade (as 10 heurísticas de Nielsen). Com a interpretação e análise dos resultados das avaliações torna possível definir novas estratégias e repriorizações de necessidades do aplicativo de maneira mais ágil e eficaz.
Downloads
Métricas
Referências
AGNI, Edu. As facetas da Experiência do Usuário. Medium //ux.blog, 4 dez. 2012. Disponível em: https://uxdesign.blog.br/as-facetas-da-experiência-do-usuário-f48c6f2f7b65. Acesso em: 25 set. 2022.
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. da; SILVEIRA, M. S.; GASPARINI, I.; DARIN, T.; BARBOSA, G. D. J. Interação Humano-Computador e Experiência do usuário. Autopublicação, 2021. ISBN: 978-65-00-19677-1. E-book.
BECK, Filipe Roberto. Versionamento semântico com NPM. DEV Community, 18 abr. 2020. Disponível em: https://dev.to/filipebeck/versionamento-semantico-com-npm-id0. Acesso em: 1 out. 2022.
BRITTO, Talita Cristina Pagani; PIZZOLATO, Ednaldo Brigante. GAIA: uma proposta de um guia de recomendações de acessibilidade de interfaces Web com foco em aspectos do Autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s. l.], v. 26, ed. 2, p. 102-123, 7 maio 2018. DOI http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.102. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/7131. Acesso em: 19 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.102
CARVALHO, Lukas Teixeira; CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro da. ABC Autismo Animais: Um Aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismo. XVIII SBGames, Rio de Janeiro, RJ, p. 875-882, outubro 2019.
DATTOLO, Antonina; LUCCIO, Flaminia L. A review of Websites and Mobile Applications for People with Autism Spectrum Disorders: Towards Shared Guidelines. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, [s. l.], v. 195, 15 jul. 2017. DOI https://doi.org/10.1007/978-3-319-61949-1_28. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-61949-1_28. Acesso em: 27 set. 2022.
GAIA. Sites inclusivos a pessoas com autismo. [S. l.], 2018. Disponível em: https://gaia.wiki.br. Acesso em: 20 set. 2022.
GIBERTONI, Daniela; CASAGRANDE, Thaís Cristina. OS BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO DA ENGENHARIA DE SOFTWARE E DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE CATALÓG. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga - SP, v. 11, ed. 1, p. 6-18, 1 jul. 2014. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/86. Acesso em: 14 set. 2022.
MELO, Amanda Meincke; BARANAUSKAS, M. Cecília C. Design e Avaliação de Tecnologia Web-acessível. XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação: A Universidade da Computação: Um Agente de Inovação e Conhecimento, São Leopoldo, RS, p. 1500-1544, julho 2005. Disponível em: https://tnr.nied.unicamp.br/todosnos/nied/todosnos/artigos-cientificos/arq0294.pdf/view.html. Acesso em: 26 set. 2022.
MORVILLE, Peter. User Experience Design. Semantic Studios, 21 jun. 2004. Disponível em: https://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 25 set. 2022.
NIELSEN, Jakob. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Nielsen Norman Group, 24 abr. 1994. Atualizado em 15 nov. 2020. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 1 out. 2022.
NIHM. Autism Spectrum Disorder. [S. l.]: National Institute of Mental Health, 2022. Disponível em: https://www.nimh.nih.gov/health/topics/autism-spectrum-disorders-asd. Acesso em: 7 set. 2022.
NORMAN, Donald A. The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. New York: Basic Books, 2013. ISBN 978-0-465-07299-6. E-book.
SANTOS, William. Quer saber se seu produto tem uma boa UX? Use uma colmeia! LinkedIn, 7 jan. 2020. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/quer-saber-se-seu-produto-tem-uma-boa-ux-use-colmeia-william-santos/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 25 set. 2022.
SHARP, Helen; PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne. Design de Interação: além da interação homem-computador. Bookman, 2005.
SHARP, Helen; PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne. Interaction Design: beyond human-computer interaction. 5. ed. Indianapolis, IN: John Wiley & Sons, 2019. ISBN 978-1-119-54735-8. E-book.
ZAUDERER, Steven. 69+ Autism Statistics, Rates & Prevalence: New study shows that around 1% of the world's population has autism spectrum disorder - over 75,000,000 people. [S. l.]: Cross River Therapy, 16 ago. 2022. Disponível em: https://www.crossrivertherapy.com/autism-statistics. Acesso em: 7 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 375
- PDF 211