METODOLOGIAS ATIVAS
vivências de práticas aplicáveis no ensino técnico integrado com foco na dinamização das aulas
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.729Palavras-chave:
Práticas pedagógicas inovativas, Relato de Experiência, Ensino médio integrado ao técnico, InterdisciplinaridadeResumo
A vivência de práticas inovadoras aplicáveis tem como foco o compartilhamento de atividades simples que foram desenvolvidas e relatadas como positivas pelos professores e alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). Considerando o perfil do ETIM como algo recente e ainda pouco explorado em artigos e eventos, a proposta de expor atividades relacionadas ao público e atualizar parte da lacuna existente quanto ao tema foram as principais motivações ao desenvolvimento do trabalho. A metodologia qualitativa foi abordada no desenvolvimento das práticas interdisciplinares, sendo ainda bibliográfica devido aos artigos, livros, teses e revistas aplicados na fundamentação do tema. Os resultados obtidos mostraram-se promissores, sendo compartilhados em eventos externos e da unidade escolar, validando a aproximação de disciplinas do eixo comum às de especificidade técnica por intermédio das metodologias ativas.
Downloads
Métricas
Referências
DIESEL, A.; BALDEZ, A.; MARTINS, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268–288, 2017.
FOFONCA, EDUARDO; BRITO, GLAUCIA DA SILVA; ESTEVAM, MARCELO; CAMAS, N. P. V. Metodologias pedagógicas inovadoras. [s.l: s.n.]. v. 2
LOVATO, FABRICIO LUÍS; MICHELOTTI, ANGELA; DA SILVA, CRISTIANE BRANDÃO; LORETTO, E. L. DA S. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154–171, 2018.
MEC - BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio - PCN. Secretaria de Educação, v. 1, n. 15, p. 138, 2000.
MORAES, S. G. et al. Metodologias ativas: o protagonismo do discente no processo de aprendizagem. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, n. January, p. 3573–3578, 2017.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355–381, 2016.
OMITTO, MELINA BORGES; WIEBUSCH, ANDRESSA; ROSÁRIO, V. M. DO. Inovação no Ensino Superior: formação docente e práticas pedagógicas em foco. 2018.
PAIVA, MARLLA RÚBYA FERREIRA; PARENTE, JOSÉ REGINALDO FEIJÃO; BRANDÃO, ISRAEL ROCHA; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias Ativas De Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa Active Teaching-Learning Methodologies: Integrative Review Metodologías Activas De Enseñanza-Aprendizaje: Revisión Integradora. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 02, p. 145–153, 2016.
RANGEL, M. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. [s.l: s.n.].
SANTOS, C. A. M. DOS. O Uso De Metodologias Ativas De Aprendizagem a Partir De Uma Perspectiva Interdisciplinar. XII Congresso Nacional de Educação. EDUCERE, p. 27202–27212, 2015.
SANTOS, L. DOS; RODRIGUES, S. F. N.; SUDBRACK, E. M. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR: AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORAS DA APRENDIZAGEM. X CIDU – Congresso Ibero-americano de Docência Universitária, 2018.
SIMÕES, D. D. R. Processos Históricos, Políticos e Econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso. p. 1–157, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 588
- PDF 438