ANÁLISE DO MÉTODO SCRUM PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE

estudo de caso da agência 56k de Matão/SP

Autores

  • Gustavo Henrique Soriano Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Felipe do Espírito Santo Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Erick Eduardo Petrucelli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Klerison Emmanuel Lopes Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Scrum, Metodologias Ágeis, Gestão de Projetos

Resumo

Scrum é um processo de organização para trabalho em equipe, focado em gestão de projetos ágeis, sendo muitas vezes implantado em conjunto com o desenvolvimento ágil de softwares, fazendo-se também presente em diversas áreas como: produção, manutenção e gestão de equipes. O presente trabalho busca elucidar a relevância do Scrum como ferramenta de gestão de projetos em uma empresa na área de Tecnologia da Informação para telefonia fixa e móvel, chamada Agência 56k, localizada em Matão/SP. Para fundamentação teórica, inicia-se com uma revisão bibliográfica da temática, baseada em artigos, documentações e livros. Assim, observa-se o Scrum como uma ferramenta viável para obtenção de bons resultados, melhoria da previsibilidade de entrega, interação e trabalho em equipe, bem como melhor definição dos papéis dentro do escopo de projeto. Com base na revisão bibliográfica, tornou-se possível a aplicação de um questionário avaliando os impactos da utilização do Scrum na empresa supracitada. A partir dos resultados, pode-se afirmar que os funcionários perceberam considerável melhora no dia-a-dia da empresa e nas questões habituais da gestão de projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARCHESAN, M. T. N.; RAMOS, A. G. Check List para a Elaboração e Análise de Questionários em Pesquisas de Crenças. Revista Eletrônica de Linguística, v. 6, 2012.
DUARTE, L. Scrum e Métodos Agéis. Escritório de Projetos, 2018. Disponível em: <escritoriodeprojetos.com.br/sprint-review>. Acesso em: 28 março 2019.
DUARTE, L. Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático. LuizTools, 2016.
GONÇALVES, L. Burndown Chart: O Guia Oficial para Qualquer Scrum Master. Website de Luís Gonçalves, 2019. Disponível em: <luis-goncalves.com/pt-pt/burndown-chart>. Acesso em: 30 março 2019.
MCGREAL, D; JOCHAM, R. The Professional Product Owner: Leveraging Scrum as a Competitive Advantage. Addison-Wesley Professional, 2018.
PETRUCELLI, E. E. Análise da Aplicação do Pensamento Enxuto no Desenvolvimento de Software: Estudo de Caso em uma Empresa Brasileira de Médio Porte. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Produção) - UNIARA, Araraquara/SP.
RASMUSSON, J. Agile in a Nutshell. 2010. Disponível em: <www.agilenutshell.com/burndown>. Acesso em: 13 abr. 2019.
REHKOPF, M. What is a Kanban Board? Disponível em: <br.atlassian.com/agile/kanban/boards>. Acesso em: 13 abr. 2019.
SCHWABER, K. Guia do Scrum. Editora Scrum Alliance, 2009.
SCHWABER, K. Scrum Development Proccess. 1995. Disponível em: <jeffsutherland.com/oopsla/schwapub.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2019.
SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. Prentice Hall, 2001.
SUTHERLAND, J. Scrum, a Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo. São Paulo, Editora Leya, 2014.
TAKEUCHI, H; NONAKA, I. The New Product Development Game. Harvard Business Review, Boston, p. 137-146, jan. 1986.
ZULIANI, E. O Que é Scrum? Emerson Zuliani Personal Blog, 2015. Disponível em: <emersonzuliani.com.br/o-que-e-scrum>. Acesso em: 13 abr. 2019.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

SORIANO, G. H.; SANTO, F. do E.; PETRUCELLI, E. E.; LOPES, K. E. ANÁLISE DO MÉTODO SCRUM PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE: estudo de caso da agência 56k de Matão/SP. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 114–123, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/566. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>