ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE UTILIZAR JSX OU JAVASCRIPT PURO AO CONSTRUIR INTERFACES COM REACT
Palavras-chave:
React, JSX, JavaScript, ComparativoResumo
O mercado tecnológico está em constante transformação. A renovação e a inovação são características marcantes no desenvolvimento Web e estar pronto para mudanças faz com que o imprevisível esteja distante. Frameworks, bibliotecas, paradigmas e conceitos novos surgem com uma frequência assustadora e manter-se informado é dever de todo bom desenvolvedor. Desta forma, o presente artigo objetivou abordar duas formas de construção de interfaces com a biblioteca React: a utilização do JSX ou instanciação de elementos com JavaScript puro. Para tal, foram comparadas as diferenças de sintaxe, questões de desempenho, conhecimentos prévios necessários e a produtividade oferecida no desenvolvimento, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica através de livros, artigos e documentações oficiais, os quais agregaram à experiência vivenciada empiricamente com tais tecnologias. Ao final do artigo, baseando-se na argumentação decorrida, apresenta-se as considerações vislumbradas.
Downloads
Métricas
Referências
BOSWELL, D; FOUCHER, T. The Art of Readable Code: Simple and Practical Techniques for Writing Better Code. Estados Unidos: O’Reilly Media, 2012.
BUNA, S. React Succinctly. Estados Unidos: [s.n], 2016. Disponível em: <www.syncfusion.com/ebooks/reactjs_succinctly>. Acesso em: 12 de abril de 2019.
FACEBOOK (2019a). React: Getting Started. React Docs, 2019. Disponível em: <reactjs.org/docs/react-api.html>. Acesso em: 13 de março de 2019.
FACEBOOK (2019b). React Without ES6. React Docs, 2019. Disponível em: <reactjs.org/docs/react-without-es6.html>. Acesso em: 10 de março de 2019.
FACEBOOK (2019c). React Without JSX. React Docs, 2019. Disponível em: <reactjs.org/docs/react-without-jsx.html>. Acesso em: 10 de março de 2019.
GACKENHEIMER, C. Introduction to React: Using React to Build scalable and efficient user interfaces.[s.i.]: Apress, 2015.
HUDSON, P. Hacking with React. 2016. Disponível em: <www.hackingwithreact.com/read/1/3/introduction-to-jsx>. Acesso em: 13 março 2019.
KOSTRZEWA, D. Is React.js the Best JavaScript Framework in 2018? 2018. Disponível em: <hackernoon.com/is-react-js-the-best-JavaScript-framework-in-2018-264a0eb373c8>. Acesso em: 12 março 2019.
MARTIN, R. Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship. Estados Unidos: Prentice Hall, 2009.
NELSON, J. Learn React’s Fundamentals Without the Buzzwords? 2018. Disponível em: <jamesknelson.com/learn-react-fundamentals-sans-buzzwords>. Acesso em: 12 março 2019.
NIELSEN, J. Response Times: The 3 Important Limits. 1993. Disponível em: <www.nngroup.com/articles/response-times-3-important-limits>. Acesso em: 10 de março de 2019.
O'REILLY, T. What is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. 2005. Disponível em: <www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html#mememap>. Acesso em: 10 março 2019.
PANDIT, N. What Is ReactJS and Why Should We Use It? 2018. Disponível em: <www.c-sharpcorner.com/article/what-and-why-reactjs>. Acesso em: 12 março 2019.
RAUSCHMAYER, A. Speaking JavaScript: An In-Depth Guide for Programmers. Estados Unidos: O’Reilly Media, 2014.
RICOY, L. Desmitificando React: Uma Reflexão para Iniciantes. 2018. Disponível em: <medium.com/trainingcenter/desmitificando-react-uma-reflex%C3%A3o-para-iniciantes-a57af90b6114>. Acesso em: 13 março 2019.
SMITH, A. Cache Memories. ACM Computing Surveys (CSUR), New York, v.14, p. 473-530. 1982.
STACKOVERFLOW. Most Popular Technologies: Web Frameworks. Developer Survey Results, StackOverflow, 2019. Disponível em: <insights.stackoverflow.com/survey/2019#technology>. Acesso em: 13 abril 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 864
- PDF 613