O USO DA BUSSINESS INTELLIGENCE – BI COMO FERRAMENTA DE APOIO A DECISÃO E DIFERENCIAL COMPETITIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1554

Palavras-chave:

business intelligence, tomada de decisão, diferencial competitivo

Resumo

Os sistemas de Business Intelligence (BI), assim como os investimentos em tecnologia da informação, são questionados com relação ao retorno e benefícios que podem ser obtidos após a sua implantação. Devido as enormes quantidades de dados disponíveis e devido ao avanço da internet e das redes sociais, o uso desta ferramenta é necessário para o processamento destes dados para a transformação em informação que auxilie os gestores na tomada de decisão e como diferencial competitivo. A presente pesquisa pretende analisar os benefícios do uso da ferramenta BI como diferencial competitivo e o processo de tomada de decisão através dela, bem como verificar se o uso desta ferramenta pode ser um diferencial competitivo para a organização. A pesquisa é bibliográfica e exploratória, através da análise de diversos trabalhos científicos acadêmicos. Os resultados indicaram que as informações são um recurso essencial para a correta tomada de decisão e o uso de ferramentas BI contribui de forma inexorável para o melhor funcionamento da organização, pois reúne todas as áreas em pró dos objetivos definidos pela administração, traz as informações em tempo real e, assim, permite uma tomada de decisão precisa, adequada e assertiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAUJO, A. A.P. Business Intelligence e sua importância para tomada de decisão: uma revisão bibliográfica. Monografia. FJN-Faculdade de Juazeiro do Norte, Juazeiro do Norte, 2012.

CANALTECH. Conhecendo a arquitetura de Data Warehouse. Disponível em: https://canaltech.com.br/business-intelligence/conhecendo-a-arquitetura-de-data-warehouse-19266/. Acesso em 10 Ago. 2022.

COOPER, D. R; SCHINDLER. P. S. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo: AMGH Editora Ltda., 2016.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia.5.ed. São Paulo.Saraiva, 2006.

FREITAS, Marcelo Tavares de. Business Intelligence para gestão de indicadores de desempenho e suporte a tomada de decisão no setor de compras de uma organização. Monografia, Universidade Federal de Ouro Preto,Ouro Preto, 2021.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. 1. ed. Rio Grande do Sul: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A.C.Como elaborar Projetos de Pesquisa.4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.

KOMATSU, Aline Yumi. Nível de maturidade de BI dentro das organizações no Brasil. Trabalho de conclusão de curso. USP, São Paulo, 2020.

LIRA, W. S.ET AL. A busca e o uso da informação nas organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 64-80, maio/ago. 2007. Disponível em:https://www.scielo.br/j/pci/a/dFwYmNVCQw6wXX84kDwFrjs/?lang=pt. Acesso em 01/08/22. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000200005

LUCAS, A. CAFÉ, L. M. A, VIEIRA A.F.G. Perspectivas em Ciência da Informação.Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira:contribuições para uma análise terminológica. v.21, n.2, p.168=187, abr/jun 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2568

PRIMAK, Fabio Vinicius. Decisões com BI (Business Inteligence). Editora Ciência Moderna, 2008.

MICROSOFT.Docs. Exemplo de análise de gastos de TI para o power BI: faça um tour. Disponível em:https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/create-reports/sample-it-spend. Acesso em: 10 Ago. 2022.

REGINATO, Luciane. R.Cont.Fin. Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à controladoria. USP. p.69-83. Jun.2007. Disponível em :https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34225. Acesso em 15/06/22. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000300007

SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Business Inteligence e análise de dados para gestão do negócio. 4ª ed. Bookman; Porto Alegre, 2019.

SILVA, Andreia Silva da: Business Intelligence. Artigo. Unisul .2017. Disponível em:

https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/12188/1/ProjetoArtigo_BI_2017.pdf. Acesso em: 15/06/22.

Downloads

Publicado

20/12/2022

Como Citar

BIAZOTTO, G. L.; PINTO, G. S. O USO DA BUSSINESS INTELLIGENCE – BI COMO FERRAMENTA DE APOIO A DECISÃO E DIFERENCIAL COMPETITIVO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 380–392, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i2.1554. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1554. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Visualizações
  • Resumo 450
  • PDF 364
Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>