FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SUAS APLICAÇÕES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
estudo de caso em uma empresa do ramo automotivo
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.817Palavras-chave:
Gestão da Qualidade, Ferramentas, Produto FinalResumo
Durante os processos de produção de uma empresa, nos deparamos no dia a dia com problemas relacionados ao processo, aos equipamentos e colaboradores sem capacitação. Esses imprevistos impedem a programação de produção, ou até mesmo interferem na qualidade do produto final e, consequentemente, na credibilidade do seu cliente. Atender a satisfação do cliente é o que as empresas buscam, portanto, o sistema de gestão da qualidade tem que garantir que o produto final seja o resultado final do processo produtivo. Toda e qualquer não conformidade encontrada no processo será apresentado no produto final, mas para que isso não aconteça existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas no processo. O presente artigo visa mostrar a importância dessas ferramentas em um processo de produção e como utilizá-las, de modo que traga benefícios à organização, eliminando desperdícios, tendo eficácia e ganho de produtividade e suporte na garantia do produto final. Através de um estudo de caso em uma empresa do ramo automotivo, foi apresentado a utilização de ferramentas da qualidade na solução do problema, trazendo um resultado positivo para não ocorrer mais a falha, servindo de modelo para outros itens de produção. Este trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas por livros e artigos, e também através de um estudo de caso em uma empresa do ramo automotivo.
Downloads
Métricas
Referências
FABRIS, Caroline B. Aplicação das ferramentas da qualidade em um processo produtivo em uma indústria de ração. Medianeira, 2014. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4327/1/MD_COENP_TCC_2014_2_03.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2020.
FREITAS, Kaliany et al. Aplicação das ferramentas da qualidade em uma panificadora como método de melhoria do processo produtivo: estudo de caso. Curitiba, 2014. Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2014_TN_STO_196_109_26161.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2020.
JUNIOR, Isnard M. et al. Gestão da Qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
JURAN, J.M. A Qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços J. M. Juran; tradução de Nivaldo Montingelli Jr. – São Paulo: Cengage Learning, 2011.
MAICZUK, J.; JUNIOR, P. P. A. Aplicação de ferramentas de melhoria de qualidade e produtividade nos processos produtivos: um estudo de caso. Qualit@s Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013). Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/1599/924>. Acesso em: 09 abr. 2020.
PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade: teoria e prática / Edson Pacheco Paladini. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 867
- PDF 1433