MOTIVAÇÃO NO FUNCIONALISMO PÚBLICO

desafios e possibilidades

  • Elvio Carlos da Costa Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Thiago Luiz Teixeira Universidade Federal de São João Del Rei – MG – Brasil
Palavras-chave: Motivação, Servidores públicos, Autarquia, Campo educacional

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar os principais fatores organizacionais que interferem no nível de motivação dos servidores públicos de uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, no campo educacional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva. O campo empírico desta pesquisa focaliza uma Autarquia do governo do Estado de São Paulo de natureza educacional, localizado na cidade de Matão/SP, sendo que neste local trabalham professores, gestores escolares (diretor e coordenador pedagógico), porém para o presente estudo, considerou-se como foco seis funcionários públicos na área administrativa, especificamente no cargo Agente Técnico Administrativo. Para coletar os dados adotou-se como instrumento o questionário com 01 pergunta aberta e 05 questões fechadas, estruturadas em consonância com o referencial teórico e os objetivos traçados para essa investigação. Conclui-se que a motivação no ambiente de trabalho é relevante para a empresa que quer alcançar sua eficácia organizacional, pois determinam a plena satisfação e realização pessoal e profissional do servidor público. Vemos, também, que o reconhecimento e a valorização no trabalho são fatores que promovem satisfação e motivação aos servidores públicos.

Publicado
30/12/2018
Como Citar
COSTA, E. C.; TEIXEIRA, T. L. MOTIVAÇÃO NO FUNCIONALISMO PÚBLICO. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 2, p. 311-322, 30 dez. 2018.
Seção
Tecnologia em Gestão Empresarial