AS DIFICULDADES DE GERENCIAMENTO DE UM TIME SCRUM ACADÊMICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA ENTIDADES FILANTRÓPICAS

Autores

  • Pedro Cassone Rodrigues de Campos Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil https://orcid.org/0000-0002-0726-2148
  • Daniela Gibertoni Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.497

Palavras-chave:

Engenharia de Software. Desenvolvimento ágil. Scrum. Cultura ágil

Resumo

O desenvolvimento de produtos software sem o auxílio de uma metodologia específica, pode vir a acarretar falta de qualidade e problemas ao decorrer do projeto. Para tanto, este artigo apresenta um estudo de caso que visa investigar as principais dificuldades de gestão de uma equipe Scrum para o desenvolvimento de um sistema que faz doações para entidades filantrópicas. Este estudo de caso foi realizado pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software – GPES da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga em parceria com uma empresa de desenvolvimento. Conseguiu-se concluir que as metodologias ágeis pouco têm de novo, porém, quando se diz respeito ao seu enfoque, consegue-se notar que ele muda totalmente, de processos para as pessoas. As metodologias ágeis não mudam somente o enfoque, mas também mudam a maneira de como se passa a enxergar os processos envolvidos em projetos, uma observação final sobre a utilização do Scrum no GPES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Gil, Antonio. Carlos. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

Layzell, P.; Brereton, O. P.; French, A. Supporting Collaboration in Distributed Software Engineering Teams. In: Asia-Pacific Software Engineering Conference, 7., Singapore, 2000. Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://www.computer.org/>. Acesso em: 23 abr. 2018.

Pressman, Roger S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7.ed. – Porto Alegre: AMGH, 2011.

Sbrocco, J. H. T. C. e Macedo, P. C. 2012 Metodologias ágeis engenharia de software sob medida editora Érica Ltda. 1º ed. 2012.

SCHWABER, Ken; SUTHERLAND, Jeff. The Scrum Guide: The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game. 2013. Disponível em: <http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/scrum-guideus.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2018.

Siqueira, Fábio Levy. O desenvolvimento distribuído de software: características e recomendações para a gerência de projetos/F.L.Siqueira. -- São Paulo, 2005. 152p.; Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais.

Sommerville, Ian. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

Downloads

Publicado

30/12/2018

Como Citar

CASSONE RODRIGUES DE CAMPOS, P.; GIBERTONI, D. AS DIFICULDADES DE GERENCIAMENTO DE UM TIME SCRUM ACADÊMICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA ENTIDADES FILANTRÓPICAS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 86–98, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.497. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/497. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>