SMART TOOLS AS SUPPORT INTEGRAL
RESEARCH AND PERSPESCTIVES FOR IMPROVING USER ASSISTENCE IN ONLINE ENVIRONMENTS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v21i1.1928Keywords:
Artificial Intelligence, Chatbot, Customer ServiceAbstract
Neste artigo, foi investigado o mundo dos websites de varejo e como eles estão revolucionando o suporte ao cliente ao integrar ferramentas inteligentes como chatbots e inteligência artificial no processo de atendimento ao cliente. Análise das definições abrangentes dos seus conceitos, os objetivos mais comuns para quem implementam ferramentas inteligentes em seus sites e os processos envolvidos nessa implementação. Além disso, é apresentado alguns exemplos atuais no mercado e um breve resumo de como funcionam, uma análise do futuro do atendimento ao cliente com essas ferramentas e, é disposto uma análise dos prós e contras dessas ferramentas e as desvantagens na hora de implementá-las. Em última análise, foi determinado que a pandemia acelerou a utilização destas ferramentas e que elas se tornarão ainda mais prevalentes na nossa vida quotidiana. No entanto, ainda existem algumas áreas onde as máquinas precisam melhorar antes que possam substituir completamente os humanos no serviço de atendimento e suporte ao cliente.
Downloads
Metrics
References
MILLIONBOT. Quais são as vantagens e desvantagens de usar chatbots em um
negócio?. 2023. Disponível em: https://1millionbot.com/pt/cuales-son-las-ventajas-y-
desventajas-de-usar-chatbots-en-un-negocio/. Acesso em: 08 abr. 2024.
ATLASSIAN. Jira Service Management – Service Desk, 2024. Disponíveis em:
<https://www.atlassian.com/software/jira/service-management/features/service-desk>. Acesso
em: 18 mar. 2024.
BRASIL. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 2018. Disponível em
<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm>. Acesso em: 18
mar. 2024.
CASTELI, Ian. Como utilizar a inteligência artificial do Pipefy para criar os processos ideais
para você. 2024. Disponível em: <https://help.pipefy.com/pt-BR/articles/8506952>. Acesso
em: 18 mar. de 2024.
COQUEIRO, Alex. O impacto da IA generativa vai além do uso de chatbots. 2023.
Disponível em: <https://tiinside.com.br/19/07/2023/o-impacto-da-ia-generativa-vai-alem-do-
uso-de-chatbots/>. Acesso em: 18 mar. 2024.
CURVELO, Rakky. Typeform: o que é, quando e como utilizar a ferramenta. 2023.
Disponível e: <https://br.hubspot.com/blog/marketing/typeform>. Acesso em: 18 mar. 2024.
DigitalDicionário. Vocábulo Artificial. 2024. Disponível em:
https://www.meudicionario.org/artificial. Acesso em 01 de março de 2024.
DigitalGramática. Vocábulo Inteligência. 2021. Disponível em:
https://www.gramatica.net.br/etimologia-de-inteligencia/. Acesso em: 01 mar. 2024.
ENGENHARIA HÍBRIDA. Conheça As 10 Principais Aplicações da Inteligência Artificial na
Engenharia Atualmente. 2023. Disponível em:
<https://www.engenhariahibrida.com.br/post/10-principais-aplicacoes-inteligencia-artificial-
engenharia>. Acesso em: 11 mar. 2024.
GROUPYXE. Chatbot o futuro do atendimento ao cliente. 2023. Disponível em:
<https://www.yxe.com.br/dicas/chatbots-o-futuro-do-atendimento/>. Acesso em: 08 abr.
INBOT. História dos Chatbots. 2016. Disponível em: < https://in.bot/chatbots/historia-dos-
bots.php>. Acesso em 10 mar. 2024.
JUSTSELL. Chatbot A.L.I.C.E. 2024. Disponível em:
<https://www.justsell.com.br/blog/chatbot-a-l-i-c-e/>. Acesso em 10 mar. 2024.
OLHAR DIGITAL. 5 Aplicações da Inteligência Artificial (IA) que vão te surpreender. 2024.
Disponível em: <https://olhardigital.com.br/editorias/internet-e-redes-sociais/>. Acesso em:
de março de 2024.
OLIVEIRA, Fábio Ricardo. Guia Completo: o que é chatbot. 2019. Disponível em:
<https://conteudo.movidesk.com/o-que-e-chatbot/>. Acesso em 10 mar. 2024.
ORACLE. O que é um chatbot?. 2024. Disponível em:
<https://www.oracle.com/br/chatbots/what-is-a-chatbot/>. Acesso em: 11 mar. 2024.
OTIMIFICA. Otimifica,2023. Chatbot: o que é e como impulsionar o atendimento ao
cliente. Disponível em: <https://otimifica.com.br/chatbot-como-impulsionar-atendimento-
cliente/>. Acesso em: 18 mar. 2024.
RUSSELL, S. J., NORVIG, P., Davis, E. 2009. Artificial Intelligence: A Modern Approach.
Reino Unido: Prentice Hall.
SALESFORCE. Aprenda tudo sobre o conceito de Inteligência Artificial (IA). 2024.
Disponível em: <https://www.tableau.com/pt-br/learn/articles/ai>. Acesso em: 11 mar. 2024.
SCHUNK, L. M. O uso de inteligência artificial por meio de chatbots no processo de
atendimento ao cliente: um estudo sobre seus benefícios. São Paulo: Fundação Getúlio
Vargas, 2020. Disponível em: <https://repositorio.fgv.br/items/bc3e92d2-4290-429b-8843-
ce4eae4b103/full>. Acesso em: 18 mar. 2024.
USEMOBILE. 5 motivos para integrar chatbots em aplicativos. 2021. Disponível em:
<https://usemobile.com.br/integrar-chatbots-em-aplicativos/>. Acesso em: 18 mar.2024.
ZENDESK_a. Como fazer a implementação de chatbots com sucesso? Guia!. 2023.
Disponível em: <https://www.zendesk.com.br/blog/implementacao-de-chatbots/>. Acesso em:
abr. 2024.
ZENDESK_b. Por Zendesk: 6 vantagens da implementação de IA em processos de
atendimento ao cliente. 2023. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/branded-
content/nacional/por-zendesk-6-vantagens-da-implementacao-de-ia-em-processos-de-
atendimento-ao-cliente/>. Acesso em: 08 abr. 2024.
ZENDESK. O que são estratégias omnichannel? Quais as vantagens?. Fevereiro 2024.
Disponível em: <https://www.zendesk.com.br/blog/estrategias-omnichannel/>. Acesso em: 08
abr. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Interface Tecnológica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Abstract 47
- PDF (Português (Brasil)) 19