SISTEMA KANBAN COMO MECANISMO DE CONTROLE DE PROCESSOS

aplicação no procedimento de limpeza CIP em equipamentos de uma indústria alimentícia

Authors

  • Angelo Rodrigo Curti Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Ronaldo Ribeiro de Campos Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.468

Keywords:

Kanban, Just in time, Produção Industrial, CIP

Abstract

O Kanban é um método utilizado para disparar a produção, movimentação e controle de materiais em um processo. Comumente utilizado para autorizar a ordem de produção de um estágio a outro em processos de fabricação, neste estudo ele foi aplicado como uma ferramenta de controle para uma atividade de apoio ao sistema produtivo e não do próprio fluxo da produção. O objetivo principal foi identificar se haveria benefícios também ao se utilizar o Kanban dessa maneira. O processo utilizado para o estudo foi o de limpeza Clean in Place, realizado em uma indústria alimentícia. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, seguida da aplicação de pesquisa qualitativa, tendo como objeto um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, descrevendo os benefícios do uso do método a partir da visão dos responsáveis por três diferentes setores da empresa. Como resultado direto, identificou-se que o Kanban se demonstrou plenamente utilizável no controle de processo, além de serem percebidos outros benefícios como seu possível uso na fase inicial da implantação de ferramentas de Lean Manufacturing.

Downloads

Metrics

Visualizações em PDF
1,949
Dec 31 '18Jan 01 '19Jan 04 '19Jan 07 '19Jan 10 '19Jan 13 '19Jan 16 '19Jan 19 '19Jan 22 '19Jan 25 '19Jan 28 '195.0
| |
Crossref
1

References

LANGLEY, G. J. et al. Modelo de Melhoria, tradução Ademir Petenate, 1 ed. Campinas-SP, Editora Mercado das letras 2011. 554 p.

LIMA, A. M.; SOUZA, B. S.; CAMPOS, L. A. Sistema de informação gerencial: Estudo de caso do subsistema gestão de planejamento e orçamento (GPO) na Escola Estadual comendador José Pedro Dias, RELVA, Juara-MT v. 4, n. 2, p. 57-77, 2017.

SILVA, G. R. Planejamento e controle da produção - Estruturação do departamento de PCP em uma indústria alimentícia, Apresentado como Monografia para o curso de Tecnologia em Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, Taquaritinga – SP 2017. 62 p.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação, 4. ed. Rev. Atual. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p.

SGARBI, J. V. M. Aplicação de Sistema Kanban para redução de custos em uma empresa alimentícia. Apresentado como Monografia para o curso de pós-graduação em Engenharia de Operações Industriais, Centro Universitário Nove de Julho. São Paulo-SP, 2018. 21 p.

BERTOLINO, M. T. Gerenciamento da qualidade na indústria alimentícia: ênfase na segurança dos alimentos, Porto Alegre. Editora Artmed, 2010. 320 p.

GOMIERO JUNIOR, L. C.; REAME JUNIOR, E. Uma revisão bibliográfica sobre as ferramentas utilizadas pelo sistema Just In Time, Revista Interface Tecnológica - v.5 - n.1 – 2008. Disponível em: <https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/23>. Acesso em 12 Ago. 2018.

FAUSTINO, M. P.; PAIOLI, L. A. Utilização da sistemática Kanban na logística de estoque: Estudo de caso em uma empresa do setor metalmecânico, SIMTEC, Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, Maio/2018. Disponível em: < http://simtec.fatectq.edu.br/index.php/simtec/article/view/283/224> Acesso em: 20 Ago. 2018.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção, 3. ed. São Paulo. Editora Atlas, 2009. 703 p.

TUBINO, D. F. Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática, 2. ed. São Paulo. Editora Atlas, 2009. 190 p.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção, 2 ed. Rev. Aum. E atual São Paulo. Editora Saraiva, 2005. 562 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 4. ed. São Paulo. Editora Atlas, 2002. 175 p.

Published

2018-12-30

How to Cite

CURTI, A. R.; CAMPOS, R. R. de. SISTEMA KANBAN COMO MECANISMO DE CONTROLE DE PROCESSOS: aplicação no procedimento de limpeza CIP em equipamentos de uma indústria alimentícia. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 2, p. 208–219, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.468. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/468. Acesso em: 19 feb. 2025.

Issue

Section

Tecnologia em Produção Industrial
Crossref
3
Scopus
0
Sergio Augusto Fernández Henao, Angela Liceth Pérez Rendon, Pedro Daniel Medina Varela (2019)
Uso integral de simulación, diseño de experimentos y KANBAN para evaluar y mejorar el rendimiento de una línea de producción. Entre Ciencia e Ingeniería, 9.
10.31908/19098367.1147
Adriano Abreu, Fabiana Rocha Pinto (2023)
Analysis of the Kanban system in the warehouse of a maritime engine maintenance company. International Journal for Innovation Education and Research, 11(1), 101.
10.31686/ijier.vol11.iss1.4057
Angelita Moutin Segoria Gasparotto, Jocasta Valéria Borsari (2023)
MELHORES PRÁTICAS DO LEAN MANUFACTURING NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. Revista Interface Tecnológica, 20(1), 697.
10.31510/infa.v20i1.1690
Views
  • Abstract 2381
  • PDF (Português (Brasil)) 1949
Métricas