SERVICE QUALITY GAP ANALYSIS (SERVQUAL) APLICADO NO PROCESSO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA EMPRESA DO SEGUIMENTO METALURGICO
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1466Palavras-chave:
Satisfação do Cliente, Qualidade, SERVQUALResumo
Este artigo teve como objetivo aplicar a ferramenta SEVQUAL para mensurar a a satisfação do cliente quanto a qualidade de serviço. Para tanto teve como cunho teórico baseado em publicação de livros, monografia e artigos sobre o tema. A metodologia incluiu ainda um estudo de caso realizado na empresa a Indústria Mecânica Panegossi -Ltda, situada na cidade de Matão - SP. A coleta de dados para o estudo de caso foi por meio de questionário aplicado no Google Forms com a legenda, insatisfeito e satisfeito direcionada aos clientes, no período de abril a maio de 2022, que teve como princípio obter a opinião de cada um sobre a satisfação dos serviços prestado pela empresa, visando a melhoria da qualidade do atendimento aplicado no modelo SERVQUAL. Os resultados foram todos positivos para a empresa estudada. Onde foi possível concluir que, com aplicação do questionário e a análise SEVQUAL dos dados é possível afirma-se, que a presente análise e pesquisa, evidenciou a importância de mensurar a qualidade dos serviços prestados.
Downloads
Métricas
Referências
CORRÊA, Henrique Luiz; GIANESI, Irineu Gustavo Nogueira. Administração estratégica de serviços: operações para a experiência e satisfação do cliente.2ª ed. Atlas. 2018
DIAS, Sergio Roberto Gestão de marketing. 2ª Ed. 2011 São Paulo: Saraiva 2011.
FITZSIMMONS, James. A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. 7ª ed. Editora AMGH, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
KOTLER, Philip ; ARMSTRONG , Gary. Princípios de Marketing. 15ª ed. Editora Pearson Universidades; ,2014.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi, Marketing de Serviços. 5ª edição. São Paulo, 2010.
LOVELOCK, Christopher.; WIRTZ, Jochen.; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologias e Estratégia. São Paulo: Pearson, 2011.
PARASURAMAN, Anantharanthan; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985. DOI: https://doi.org/10.1177/002224298504900403
PMI - Project Management Institute- Gerenciamento de projetos Guia PMBOK Campus Boulevard 2013.
SIMÕES, Quinelato Melo; MEDEIROS, Denise Dumke de. Gestão da Qualidade em Serviços: aplicação da escala SERVQUAL em uma empresa de Call Center. ENEGEP, São Carlos, 2010
SILVA, Dirceu Pereira da; NETO, Anselmo Chaves. Avaliação da qualidade em serviço de entrega em domicílio no setor farmacêutico: uma aplicação do método Servqual, usando a análise fatorial. RECEN-Revista Ciências Exatas e Naturais, v. 10, n. 1, p. 49-62, 2010.
WERKEMA, Maria Cristina C. Criando a cultura Lean Six Sigma: Ferramenta da qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de serviços-: a empresa com foco no cliente. Amgh Editora, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 203
- PDF 171