DEFICIENTES AUDITIVOS E DIFICULDADES NA EDUCAÇÃO

proposta de desenvolvimento de mobiliário inteligente para um ensino mais inclusivo

Autores

Palavras-chave:

Deficientes auditivos, Surdos, Desenvolvimento de produto, Educação, Inclusão Social

Resumo

 

No Brasil e no mundo, surdos e pessoas com deficiência auditiva enfrentam não apenas dificuldades físicas, mas também de natureza social, isto é, de inclusão ou acessibilidade. Esta perspectiva não é diferente no âmbito educacional. Posto desta forma, este estudo procura compreender as principais dificuldades impostas a deficientes, bem como a docentes, com relação ao acesso e disseminação de conhecimento no ensino regular, isto é, em salas de aulas. Compreendidas estas dificuldades, apresenta a proposta de desenvolvimento de um produto, referindo-se a uma linha de mobiliários escolares que oferece suporte a hardware e software e que pode proporcionar um ambiente mais acessível a deficientes, para que participem das salas de aulas de maneira mais inclusiva e dinâmica. O que se observa, a partir deste estudo, é que ainda há muitas barreiras a serem superadas para se conseguir uma educação mais plena e acessível a estes indivíduos, no entanto, a iniciativa de propor projetos desta natureza pode ser uma esperança no melhor acesso ao conhecimento para todos, indistintamente.

 

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

ASSIS , D. E. de A. .; FRANCISCO DA SILVA, E. E.; DEL VECHIO , G. H. DEFICIENTES AUDITIVOS E DIFICULDADES NA EDUCAÇÃO: proposta de desenvolvimento de mobiliário inteligente para um ensino mais inclusivo. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 513–524, 2022. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1407. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial

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