UM ESTUDO DE APLICAÇÕES DE BUSINESS INTELLIGENCE EM EMPRESAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1202

Palavras-chave:

Inteligência de Negócios, Ciência de Dados, Cases

Resumo

Com o fortalecimento do uso da tecnologia no ambiente empresarial, muitas organizações começaram a fazer investimentos em plataformas digitais para analisar informações e fornecer capacidade de realizar análises assertivas, tornando o processo de tomada de decisão mais eficiente. Diante deste cenário, obteve-se o surgimento do conceito de Business Intelligence (BI) para coleta, coordenação, análise e monitoramento de informações tomada de decisões, maximizando os lucros e as oportunidades. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em apresentar um estudo sobre os impactos, benefícios e desafios que algumas organizações podem enfrentar na utilização de ferramentas de BI como estratégia de vantagem competitiva, apresentando também os principais conceitos de BI e também suas principais ferramentas. A metodologia de pesquisa utilizada envolve revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e levantamento de cases. Espera-se auxiliar empresas na utilização de ferramentas de BI, popularizando os conceitos e facilitando o processo de implantação.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

ARAÚJO, L. S.; FERRAZ POZZI, J.; TUANE PEREIRA , I. UM ESTUDO DE APLICAÇÕES DE BUSINESS INTELLIGENCE EM EMPRESAS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 78–90, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1202. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1202. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

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