UM ESTUDO SOBRE A WEB 3.0

evolução, conceitos, princípios, benefícios e impactos

Authors

  • Felipe Rodrigues Oliveira Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) – SP – Brasil
  • Ronaldo Colucci Maziero Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) – SP – Brasil
  • Liriane Soares de Araújo Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.492

Keywords:

Web 3.0, Internet, Tecnologia da Informação e Comunicação

Abstract

Atualmente as tecnologias da informação tem sido o alvo das grandes mudanças em uma sociedade que a cada dia se torna mais acelerada em busca de novas notícias de um mundo decorrente de avanços em variados setores. Essa corrida tecnológica leva a repensar sobre a interação entre a comunicação globalizada e os meios de veicular as informações de forma segura e cada vez mais rápida e eficiente. Sendo assim, este artigo consiste em situar a informação e sua transformação no decorrer das últimas décadas em relação à Web 3.0, bem como mostrar seus conceitos, princípios, benefícios e impactos a fim de melhor compreender o contexto e funcionamento desta, otimizando a recuperação e utilização das informações na Internet pelos usuários.

Downloads

Metrics

Visualizações em PDF
3,941
Dec 31 '18Jan 01 '19Jan 04 '19Jan 07 '19Jan 10 '19Jan 13 '19Jan 16 '19Jan 19 '19Jan 22 '19Jan 25 '19Jan 28 '196.0
| |

References

ALVES, R. C. V. Web semântica: uma análise focada no uso de metadados. 2005. 180 f. p.28, 115, 123, 158.Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.

BLATTMANN, U. Silva, F. C. C. da. Colaboração e interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 191-215, jul./dez., 2007.

BREITMAN, K. Web semântica: a internet do futuro. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

BRITO, G. da S.; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. 2. ed, Curitiba: Ibpex, 2008.

CAMARGO, A. M. Sociedade em Rede: comunicação científica na nova mídia. 1. ed. – Curitiba: Appris, 2016.

CAMPOS, M. L. de A. O documento e as ferramentas de trabalho e recuperação da informação na Web Semântica: um novo espaço de identidade. In: Documento Gênese e contextos der uso: estudos da informação. Niterói: UFF, 2010, vol.1, 268p.

CARVALHO, O. B. de M. Os “incluídos digitais” são “incluídos sociais”? Estado, mercado e inserção dos indivíduos na sociedade da informação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 19-31, mar 2009. Disponível em: <revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/294/184>. Acesso em: 17 set. 2018.

CASARIN, H. C. S, CASARIN, S.J. Pesquisa científica: da teoria à prática. Curitiba, Pr.: InterSaberes, 2012.

CHIARA, I.D. et al. Normas de documentação aplicadas à área de Saúde. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

DATATECA. Disponível em: <http://datateca.unad.edu.co/contenidos/MDL000/ContenidoTelematica/caractersticas_de_la_web_30.html>. Acesso em: 24 set. 2018.

FERREIRA, R. da S. A sociedade da informação no Brasil: um ensaio sobre os desafios do Estado. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 36-41, jan./abr. 2003. Disponível em: <http://portal.iadebrasil.com.br/pos/biblioteca/alfabetizacaoletramento/moduloI/pdf/8%20A%20sociedade%20da%20informa%C3%A7%C3%A3 %20no%20 Brasil.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

GERHARDT, T.E; SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GRAHAM, I. Comunicação: ideias que mudaram o mundo. São Paulo: Ciranda Cultural Editora, 2009.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Dimensão estratégica da comunicação no contexto organizacional contemporâneo: um paradigma de interação comunicacional dialógica. Tese (Doutorado) – UFRJ, Escola de Comunicação, 2002.

PASQUALE, F. A Esfera pública automatizada. Líbero, São Paulo, v. 1, n. 39, p.16-35, 20 nov. 2017. Semestral. Disponível em: <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/Victor-Varcelly> . Acesso em: 20 set. 2018.

PINHEIRO, P. Práticas Colaborativas de Escrita Via Internet: repensando a produção textual na escola. 1. ed. – Londrina : Eduel, 2015.

SHIRKY, C. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

VIDOTTI, S.A.B.G. O ambiente hipermídia no processo de ensino-aprendizagem. 2001. 126f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marilia, 2001.

Published

2018-12-30

How to Cite

OLIVEIRA, F. R.; MAZIERO, R. C.; ARAÚJO, L. S. de. UM ESTUDO SOBRE A WEB 3.0: evolução, conceitos, princípios, benefícios e impactos. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 2, p. 60–71, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.492. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/492. Acesso em: 11 apr. 2025.

Issue

Section

Tecnologia em Informática
Views
  • Abstract 3055
  • PDF (Português (Brasil)) 3941
Métricas