CONEXÃO ENTRE MARCAS DE CERVEJA E CONSUMIDORES
a importância das comunicações para estabelecer um relacionamento mais profundo com o público
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.962Palavras-chave:
Marcas de cerveja, Comunicação, Gestão de Marcas, RelacionamentoResumo
A imagem e os significados de uma marca são construídos mediante a interação do público com cada um de seus pontos de contato, o que inclui não apenas anúncios publicitários, mas também as experiências em lojas, o consumo de produtos, a interação em eventos, o investimento em causas sociais e muito mais. Posto desta forma, este estudo procura avaliar a importância das comunicações para marcas de cerveja, verificando se os consumidores são influenciados por suas ações e, com isso, se relacionam mais profundamente a elas. Na fundamentação teórica, apresenta a importância das comunicações, demonstrando que a publicidade não é o único recurso para se conectar ao público e estabelecer uma boa imagem de marca. Depois, a fim de constatar os conceitos estudados, propõe uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade a consumidores de três cervejas populares no Brasil, que são a Brahma, Heineken e Corona, a fim de avaliar se eles são impactados pelas ações e comunicações destas marcas. O que se percebe, a partir deste estudo, é que quanto mais as marcas investirem em comunicação, ações e experiências, mais podem conquistar a preferência dos indivíduos, que não apenas consomem seus produtos, mas as preferem pelos valores que expressam e defendem.
Downloads
Métricas
Referências
CONAR. Códigos e Anexos – Anexo A: bebidas alcoólicas. CONAR, s.d. Disponível em: < http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php >. Acesso em: 2 set. 2020.
DEL VECHIO, Gustavo H. Conexão emocional entre marcas e clientes: análise de confiabilidade no mercado comercial. Tese de Doutorado. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2018.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. IN: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIL, Filipe. Sabem o que é uma Beer Cave? Blog LIAM, 15 fev. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/33Yxeab >. Acesso em: 25 set. 2020.
KHAUAJA, Daniela M. R.; PRADO, Karen P. L. A.; Contextualização das marcas. IN: SERRALVO, Francisco A. (org). Gestão de marcas no contexto brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. 7 ed. Rio de
Janeiro: Record, 2009.
KOTLER, Philip; HESSEKIEL, David; LEE, Nancy. Boas ações: uma nova abordagem empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LAPORTA, Taís. Brasil é o 10º maior mercado de vodca, a bebida 'anfitriã' da Copa. G1, 30 jun. 2018. Disponível em < https://glo.bo/3i3NlrN >. Acesso em: 25 set. 2020.
MERCADO de cerveja artesanal cresce em 2019 e número de cervejarias aumenta 30% no primeiro trimestre de 2020. Terra, 18 ago. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/2FYPMyY >. Acesso em: 25 set. 2020.
MOREIRA JR., Sebastião. Regulamentação da publicidade das bebidas alcoólicas. Senado Federal – Publicação e Documentação, 2005. Disponível em: < https://bit.ly/31SOUUT >. Acesso em: 2 set. 2020.
QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura, 2003.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 372
- PDF 327