SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO E ENTREGA EM UMA FARMACIA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.762Palavras-chave:
Software ARENA, ProcessosResumo
Um bom atendimento ao cliente e serviços de qualidade prestados é imprescindível para o desenvolvimento e êxito de qualquer organização, pensando nisso, o objetivo desse artigo é sugerir a otimização no atendimento e entrega de remédios em uma farmácia do interior paulista. Para isso, obteve-se o suporte de um software chamado ARENA que, através dele, simulou-se as atividades de atendimento, vendas, separação e entrega de pedidos de medicamentos com o objetivo de otimizar os processos na entrega. Sendo assim foram executadas simulações computacionais no ARENA, demonstrando bons resultados tanto na utilização dos funcionários, quanto no atendimento aos clientes. Através das análises apresentadas, conclui-se que a farmácia tem um bom planejamento na concepção de seus processos de entrega.
Downloads
Métricas
Referências
BANKS, J. Discrete event system simulation. New Jersey: Prentice Hall, 2009.
BOWERSOX, D. J. C. et al. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos, 4º Ed. Saraiva, Pag. 33, 2013.
COSTA, F. J. C. Leal. Introdução à administração de materiais em sistemas informatizados. São Paulo IEditora, 2002.
GIANESI, I. N.; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração Estratégica de Serviços: operações para satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 1996.
ÖREN, T. I. Simulation and reality: The big picture. International Journal of Modeling, Simulation, and Scientific Computing, v.1, p.1-25, 2010.
PARAGON. Introdução à Simulação com ARENA. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Porto Alegre, 2005.
PAULINS, V. A. An analysis of customer service quality to college students as influenced by customer appearance through dress during the in-store shopping process. Journal Retailing Consumer Service, v. 12, p. 345-355, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 681
- PDF 538