ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FRAMEWORKS FRONTEND BASEADOS EM JAVASCRIPT PARA APLICAÇÕES WEB
Palavras-chave:
JavaScript, Framework, Análise Comparativa, Angular, VueJS, ReactJSResumo
Diferente de alguns anos atrás, quando desenvolvedores Web utilizavam apenas JavaScript puro para dar vida a seus projetos, o desenvolvimento frontend atual possui diversas opções de frameworks para melhor estruturar o desenvolvimento do projeto. Porém, essa vasta quantidade de opções pode gerar muitas dúvidas na hora de escolher, e isso pode afetar o tempo e produtividade do desenvolvimento. Este artigo tem como objetivo apontar os principais frameworks JavaScript do mercado e mostrar suas características mais marcantes, a fim de auxiliar os desenvolvedores de software na escolha daquele que mais se adequa às necessidades e expectativas de seu projeto. Para isso, após uma breve introdução de cada framework, alguns itens foram analisados. O primeiro deles é a arquitetura de cada um, seguido pelo fator documentação e suporte da comunidade, que influencia diretamente na evolução do aprendizado do desenvolvedor e auxílio em seus momentos de dificuldade. Em seguida, mostra-se a compatibilidade de cada um dos frameworks com os principais navegadores do mercado atual. Então, apresenta-se o tamanho do pacote de arquivos, que pode influenciar no tempo de carregamento da aplicação, que, se muito lento, pode fazer com que o usuário final desista do acesso. O item seguinte é o tempo de renderização, que, assim como o tamanho do pacote de arquivos, pode afetar a usabilidade do usuário final no sistema. Por fim, é possível colher informações mais assertivas dos mesmos para identificar aquele que mais atende aos principais requisitos do projeto a ser desenvolvido.
Downloads
Métricas
Referências
BRANAS, R. AngularJS Essentials: Design and construct reusable, maintainable, and modular web applications with AngularJS. Packt Publishing Ltd, 2014
ELLIOTT E. Programming JavaScript Applications: Robust Web Architecture with Node, HTML5, and a Modern JS Library. O'Reilly, 2014.
GIZAS, A. B. et al. Comparative Evaluation of JavaScript Frameworks. HPCLab, Computer Engineering & Informatics Dept., Univ. of Patras, 26500 Rion, Patras. 2012.
HOTFRAMEWORKS. JavaScript. 2017. Disponível em: <https://hotframeworks.com/languages/javascript>. Acesso em: 18 de set. 2018.
LACERDA, M. No mar de libs e frameworks: conhecendo o Vue.js – Parte I. Disponível em: <https://braziljs.org/blog/no-mar-de-libs-e-frameworks-conhecendo-o-vue-js-parte>. Acesso em: 22 out. 2017.
MARIANO, C. L. Benchmarking JavaScript Frameworks. Tese (M.Sc. in Computing - Advanced Software Development). Dublin Institute of Technology. Dublim, Irlanda). 2017.
MCFARLAND, D. S. JavaScript & jQuery: The Missing Manual. 3. ed. Sebastopol: O’Reilly Media, 2014.
MIZUTA, M. Frameworks e bibliotecas JavaScript: quando e qual usar. 2017. Disponível em: <https://engenharia.elo7.com.br/frameworks-js/>. Acesso em: 20 de fev. 2018.
TUTORIALS POINT, Learn AngularJS: Web application framework. 2014. Disponível em: <https://www.tutorialspoint.com/angularjs/angularjs_tutorial.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 2333
- PDF 2958