IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DE SAÚDE ANIMAL NO INTERIOR DE DO ESTADO DE SÃO PAULO
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.334Palavras-chave:
Competitividade, Tecnologia da Informação, Sistemas Informacionais, Planejamento e Controle da ProduçãoResumo
A busca por ganhos de competitividade entre as organizações é uma constante no meio empresarial em todos os setores. Os sistemas informacionais ganharam papel fundamental na disputa para criar e sustentar vantagens competitivas. Este artigo se propõe a revelar pontos relevantes na escolha e implantação de um sistema dedicado para gestão do planejamento e controle da produção (PCP), passando pelo processo de escolha do sistema e sua respectiva implantação. O trabalho explorará aspectos importantes durante o processo de escolha do sistema, as dificuldades encontradas durante o processo de implantação e os benefícios esperados pós-implantação. Para realização de tal estudo será realizado um estudo de caso através de uma metodologia qualitativa na qual alguns colaboradores da empresa escolhida que participaram dos processos de seleção e implementação do sistema serão entrevistados através de questionários semiestruturados e com a concordância dos superiores e, além disso, serão examinados materiais disponibilizados pela empresa, tais como relatórios específicos do setor responsável pela Tecnologia da Informação (TI) e dados retirados do sistema. Observase que a empresa em questão acertou na escolha do fornecedor do sistema, pois ele atenderá as exigências da organização, mas alguns problemas relacionados à implantação poderiam ser solucionados através de um maior alinhamento entre os colaboradores envolvidos na implantação e os consultores disponibilizados pelo fornecedor. Ademais, os benefícios esperados pela empresa poderão trazer melhoria na gestão de estoque, flexibilidade na gestão da produção e resposta mais rápida ao mercado.
Downloads
Métricas
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 471
- PDF 433