A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

um estudo explorátorio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1730

Palavras-chave:

avaliação de desempenho, Ferramentas, Gestão de desempenho, Indicadores

Resumo

As avaliações de desempenho têm ganhado relevância e se tornado partes integrantes e estratégicas das organizações, além de serem consideradas instrumentos de vantagem competitiva na contemporaneidade. Sendo assim, o objetivo deste artigo foi o de investigar o grau de importância dado às avaliações de desempenho e se há uma tendência na utilização de ferramentas de avaliação, considerando o período de 2010 a 2015. Deste período, foi realizado um levantamento de dados, de caráter bibliográfico e exploratório, em que foram selecionados 22 textos que abordavam sobre o assunto das avaliações de desempenho e apenas 8 abordavam especificamente discussões relevantes para esta pesquisa, bem como traziam contribuições sobre os tipos de ferramentas mais utilizadas. Como resultado da análise, notou-se que os textos consideram as AD’s imprescindíveis para a sustentabilidade organizacional, além de serem ferramentas estratégicas de análise e gestão. Ademais, também foi possível concluir a falta de interesse por parte de gestores sobre o assunto, falta de capital, de um setor de recursos humanos estruturado e dificuldade de acompanhar os resultados obtidos nas AD’s pelas empresas. E, por fim, as ferramentas que mais apareceram nos trabalhos são: Análise Envoltória de Dados (DEA), Balanced Scorecard (BSC) e Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BORTOLUZZI, S. C. et al. Avaliação de desempenho dos aspectos tangíveis e intangíveis da área de mercado: estudo de caso em uma média empresa industrial. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 12, n. 37, p. 425-446, 30 dez. 2010a. Disponível em: <https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i37.726>.

BORTOLUZZI, S. C. et al. Práticas de avaliação de desempenho organizacional em pequenas e médias empresas: investigação em uma empresa de porte médio do ramo moveleiro. Revista Produção Online, v. 10, n. 3, p. 551-576, 26 ago. 2010b. Disponível em: <https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.244>. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.244

BRANDÃO, H. P. et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 875-898, out. 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0034-76122008000500004>. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004

CERIBELI, H. B. et al. Avaliação de desempenho nas organizações: Um estudo multicasos. Revista PRETEXTO, v. 20, n. 2, p. 11-31, 19 jul. 2019. Disponível em: <http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/3339>. DOI: https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i2.3339

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Editora Manole, 2014. p. 512. ISBN 978-8520437612.

CUNHA, J. A. C.; CORRÊA, H. L. Avaliação de desempenho organizacional: um estudo aplicado em hospitais filantrópicos. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 5, p. 485-499, out. 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0034-75902013000500006>. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902013000500006

FEVORINI, F. B. A avaliação de desempenho organizacional na administração municipal. 2010. Universidade de São Paulo, [s. l.], 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26052010-120510/>.

FRANCO, J. O. Recursos Humanos: Fundamentos e Processos. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012. p. 118. ISBN 978-85-387-3181-8.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p. ISBN 9788522451425.

JUNIOR, I. J. Gestão do desempenho e comportamentos: construindo um programa estratégico para estímulo de comportamentos e competências desejáveis. [S. l.]: Perfix, 2018. 79 p.

LAVIERI, C. A. et al. Controle e desempenho de franquias: um estudo sobre as atividades de avaliação de desempenho organizacional realizadas por franqueadores. REGE Revista de Gestão, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 337-355, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/111468>. DOI: https://doi.org/10.5700/rege566

PEREIRA, A. L. A evolução da avaliação de desempenho nas organizações. Periódico Científico Negócios em Projeção, v. 5, n. 2, p. 80-96, 2014.

PONTES, Benedito Rodrigues. Avaliação de desempenho: métodos clássicos e contemporâneos, avaliação por objetivos, competências e equipes. 13. ed. São Paulo: LTr Editora, 2016. 232 p.

SANCHES, I. H. Avaliação de desempenho com foco em competências. São Paulo: Universidade Candido Mendes, 2010.

VALMORBIDA, S. M. I. et al. Avaliação de Desempenho Organizacional: Panorama das Publicações em Periódicos Nacionais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 7, n. 2, 8 mar. 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i2.13271>. DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i2.13271

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

SOUSA, A. B.; SEGNINI RODRIGUES, L. . A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: um estudo explorátorio. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 334–346, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i2.1730. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1730. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)