MOTIVOS PARA O INGRESSO DOS ALUNOS NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1561Palavras-chave:
Ensino Técnico, Educação, Nível Médio, IngressoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo identificar, por meio da percepção dos alunos ingressantes, as motivações e razões que justificam ou explicam suas escolhas para cursos de educação profissional do ensino técnico de nível médio, e entender o papel do ensino técnico sob a ótica dos alunos. Alguns apoios teóricos serão necessários nos estudos, para a compreensão da realidade vivenciada pelos participantes ao longo de suas trajetórias escolares, das motivações e expectativas geradas em relação ao futuro educacional e profissional, seus motivos de escolha para formação técnica de nível médio e suas relações com a formação escolhida. O presente estudo contribuiu para identificar o real motivo que levou os alunos a ingressarem no curso técnico e, dessa forma, contribuirá para a organização dos processos decisórios nas séries finais do ensino fundamental, momento em que outros alunos poderão definir o percurso profissional de suas vidas. Verificou-se, também, a importância de se complementar a formação escolar dos alunos, deixando claro quais são os objetivos educacionais em sala de aula e como irá desenvolvê-los para que os alunos efetivamente aprendam.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf
Acesso em: 04 jan. 2023.
CUNHA, L. A. C. R. Da. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 2.ed.- São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=x_HbCi9HPQcC&printsec=frontcover&dq=inauthor:%22Luiz+Ant%C3%B4nio+Constant+Rodrigues+da+Cunha%22&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwif7PLRjJrnAhWGILkGHeS-AnEQ6AEIKDAA#v=onepage&q=no%20per%C3%ADodo%20colonial&f=false. Acesso em: 04 jan. 2023.
ELIAS, L. C. S. Crianças que apresentam baixo rendimento escolar e problemas de comportamento associados: caracterização e intervenção. 2003. 219 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n28/v28a02.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.
FONSECA, Celso Suckow. História do Ensino Industrial no Brasil. Rio de janeiro: Escola Técnica, 1961. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.
FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol.28, n.100 – Especial, p. 1129-1152, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300023
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
RAPPAPORT, C. R. (org.) (1981). Psicologia do desenvolvimento. São Paulo, EPU. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000100002. Acesso em: 08 jan. 2023.
ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil: (1930-1973). 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. 474p. Disponível em: file:///D:/User/1677-5776-1-PB.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 103
- PDF 101