MOTIVOS PARA O INGRESSO DOS ALUNOS NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1561

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Educação, Nível Médio, Ingresso

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo identificar, por meio da percepção dos alunos ingressantes, as motivações e razões que justificam ou explicam suas escolhas para cursos de educação profissional do ensino técnico de nível médio, e entender o papel do ensino técnico sob a ótica dos alunos. Alguns apoios teóricos serão necessários nos estudos, para a compreensão da realidade vivenciada pelos participantes ao longo de suas trajetórias escolares, das motivações e expectativas geradas em relação ao futuro educacional e profissional, seus motivos de escolha para formação técnica de nível médio e suas relações com a formação escolhida. O presente estudo contribuiu para identificar o real motivo que levou os alunos a ingressarem no curso técnico e, dessa forma, contribuirá para a organização dos processos decisórios nas séries finais do ensino fundamental, momento em que outros alunos poderão definir o percurso profissional de suas vidas. Verificou-se, também, a importância de se complementar a formação escolar dos alunos, deixando claro quais são os objetivos educacionais em sala de aula e como irá desenvolvê-los para que os alunos efetivamente aprendam.

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Publicado

30/06/2023

Como Citar

AUGUSTO, E. A. MOTIVOS PARA O INGRESSO DOS ALUNOS NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 226–237, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i1.1561. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1561. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

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