MOTIVOS PARA O INGRESSO DOS ALUNOS NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1561Palavras-chave:
Ensino Técnico, Educação, Nível Médio, IngressoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo identificar, por meio da percepção dos alunos ingressantes, as motivações e razões que justificam ou explicam suas escolhas para cursos de educação profissional do ensino técnico de nível médio, e entender o papel do ensino técnico sob a ótica dos alunos. Alguns apoios teóricos serão necessários nos estudos, para a compreensão da realidade vivenciada pelos participantes ao longo de suas trajetórias escolares, das motivações e expectativas geradas em relação ao futuro educacional e profissional, seus motivos de escolha para formação técnica de nível médio e suas relações com a formação escolhida. O presente estudo contribuiu para identificar o real motivo que levou os alunos a ingressarem no curso técnico e, dessa forma, contribuirá para a organização dos processos decisórios nas séries finais do ensino fundamental, momento em que outros alunos poderão definir o percurso profissional de suas vidas. Verificou-se, também, a importância de se complementar a formação escolar dos alunos, deixando claro quais são os objetivos educacionais em sala de aula e como irá desenvolvê-los para que os alunos efetivamente aprendam.
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