APLICATIVO PARA AUXILIAR A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR DE DUAS VARIÁVEIS

o uso de representações semióticas gráficas para apoio à aprendizagem do algoritmo determinístico para a resolução de problemas de programação linear de duas variáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1551

Palavras-chave:

Programação linear, Algoritmo determinístico, Representações semióticas gráficas, Educação matemática

Resumo

O presente artigo pretende destacar a importância do papel das representações semióticas gráficas no ensino de um algoritmo determinístico, puramente lógico e algébrico, para a resolução de problemas de programação linear de duas variáveis. Para facilitação da prática docente foi construído um software aplicativo que cria, a partir de um problema de programação linear, PPL, fornecido pelo usuário, uma tela contendo três representações semióticas gráficas que buscam oferecer a compreensão do algoritmo determinístico e, ao mesmo tempo, comparar com a resolução gráfica previamente estudada. Com isso, cria-se uma oportunidade para que os alunos possam desenvolver programas de computador para a resolução de problemas de programação linear de duas variáveis sem a necessidade de conhecer bibliotecas gráficas oferecidas pelo ambiente de programação utilizado, o que permite o desenvolvimento de programas que implementem algoritmos de otimização mesmo por alunos com pouca experiência na prática de programação de computadores. Serão apresentadas algumas vantagens na utilização do aplicativo proposto por parte do professor responsável por apresentar tais conteúdos em disciplinas oferecidas em cursos na área de tecnologia de informação, cursos na área de produção e cursos na área de administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

COSTA, J. F. A.; RAUEN, F. J. Conversão de representações semióticas em matemática: linguagem e ensino em questão. XIX Seminário do

CELLIP. Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina. UNIOESTE – Cascavel, Paraná. 21 a 23 de outubro de 2009.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. (tradução Moretti, M. T.). Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p266

GEOGEBRA. Geogebra – Aplicativos Matemáticos. Disponível em: <https://www.geogebra.org/> . Acesso em 05 set.. 2022.

HUNTER, J. D. Matplotlib: a 2D graphics environment. Computing in Science & Engineering. v. 9, n. 3, p. 90-95, 2007. DOI: https://doi.org/10.1109/MCSE.2007.55

LACHTERMACHER, G. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2009.

SPROVIERI, P. F.; COMELLI, C.F. Algoritmo determinístico: uma base para a implementação de aplicativos educacionais que auxiliem o processo ensino-aprendizagem na resolução de problemas de programação linear de duas variáveis. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, v. 18, n. 2, p.290-303, 2021. DOI: https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1303

STEINBRUSH, A.; WINTERLE, P. Álgebra Linear. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

Downloads

Publicado

20/12/2022

Como Citar

COMELLI, C. F.; SPROVIERI, P. F. APLICATIVO PARA AUXILIAR A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR DE DUAS VARIÁVEIS: o uso de representações semióticas gráficas para apoio à aprendizagem do algoritmo determinístico para a resolução de problemas de programação linear de duas variáveis. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 367–379, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i2.1551. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1551. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)