APLICATIVO PARA AUXILIAR A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR DE DUAS VARIÁVEIS
o uso de representações semióticas gráficas para apoio à aprendizagem do algoritmo determinístico para a resolução de problemas de programação linear de duas variáveis
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1551Palavras-chave:
Programação linear, Algoritmo determinístico, Representações semióticas gráficas, Educação matemáticaResumo
O presente artigo pretende destacar a importância do papel das representações semióticas gráficas no ensino de um algoritmo determinístico, puramente lógico e algébrico, para a resolução de problemas de programação linear de duas variáveis. Para facilitação da prática docente foi construído um software aplicativo que cria, a partir de um problema de programação linear, PPL, fornecido pelo usuário, uma tela contendo três representações semióticas gráficas que buscam oferecer a compreensão do algoritmo determinístico e, ao mesmo tempo, comparar com a resolução gráfica previamente estudada. Com isso, cria-se uma oportunidade para que os alunos possam desenvolver programas de computador para a resolução de problemas de programação linear de duas variáveis sem a necessidade de conhecer bibliotecas gráficas oferecidas pelo ambiente de programação utilizado, o que permite o desenvolvimento de programas que implementem algoritmos de otimização mesmo por alunos com pouca experiência na prática de programação de computadores. Serão apresentadas algumas vantagens na utilização do aplicativo proposto por parte do professor responsável por apresentar tais conteúdos em disciplinas oferecidas em cursos na área de tecnologia de informação, cursos na área de produção e cursos na área de administração.
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