AULAS DE INFORMÁTICA NA GRADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

importância e benefícios para a formação integral

Autores

  • Fernanda de Arruda Campos Barbosa Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Anna Patricia Zakem China Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Informática, Educação Infantil, Educação Fundamental, Programação, Lógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar as atividades de um professor de Informática na Educação Infantil para potencializar seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a gostos e relações sociais. Enquanto que no Ensino Fundamental Anos Iniciais às idas ao laboratório de Informática é melhorar seu raciocínio lógico, ensinando as crianças programarem de um jeito didático e simples. Este artigo foi estruturado a partir do estudo de caso realizado em uma escola particular, a fim de fundamentar a importância das aulas de informática para as crianças. Fundamentando a revisão de literatura, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como recurso metodológico. Chegando à conclusão de que a informática tem se tornado um importante instrumento de aprendizagem, como uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

This article aims to present and analyze the activities of a computer science teacher in Infant Education to enhance their intellectual development, in parallel to their psychosocial development, since their motor coordination is being established concomitantly to social tastes and relationships. While in elementary school beginning to go to the computer lab is to improve their logical reasoning, teaching children to program in a didactic and simple. This article was structured from the case study carried out in a private school, in order to substantiate the importance of computer classes for children. Based on the literature review, bibliographic research was used as a methodological resource. Coming to the conclusion that computing has become an important learning tool, as a "new technology" that offers personal transformation, in addition to favoring the technological training necessary for the future professional in society.

Arquivos adicionais

Publicado

01/07/2017

Como Citar

BARBOSA, F. de A. C.; CHINA, A. P. Z. AULAS DE INFORMÁTICA NA GRADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: importância e benefícios para a formação integral. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 9–20, 2017. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/146. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Visualizações
  • Resumo 696
  • PDF 71
Métricas