EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL:

o caso da XP Inc. e subsidiárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1337

Palavras-chave:

XP Investimentos, Educação Financeira, Marketing Digital, Economia de Plataforma

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de marketing digital do grupo XP Inc. Foi considerado o composto de marketing 4Cs focando na dimensão “Comunicação”, identificando a ênfase em Educação Financeira e a participação do grupo em quatro redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn. Trata-se de um estudo de caso do grupo XP Inc. e suas subsidiárias – XP Investimentos, Rico e Clear. Os dados consultados são de domínio público e foram coletados até setembro de 2021, considerando os diferentes parâmetros dessas mídias. Os dados tabelados indicaram a XP Investimentos, como a empresa que mais incorpora a Comunicação nessas mídias, uma vez que está à frente das outras nas categorias Publicações e Seguidores – Instagram; Seguindo e Curtidas – Facebook; Visualizações – Youtube; Seguidores – LinkedIn. Todas elas divulgam seus produtos financeiros promovendo a Educação Financeira por plataformas exclusivas com cursos financeiros, exceto a corretora Clear, que redireciona o público para a plataforma XpeedSchool da XP, porém é a única que tem playlist específica de Educação Financeira no canal Youtube, a “EducaClear’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AEF BRASIL (2017). Quem Somos. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/>. Acesso em: 14 out. 2021.

BTG PACTUAL (2021). Disponível em: <https://www.btgpactual.com/home>. Acesso em: 10 out. 2021.

CLEAR (2021). Clear Corretora. Disponível: <https://corretora.clear.com.br>. Acesso em: 10 out. 2021.

COBRA, M. Marketing de Serviço Financeiro. 2ª ed. 2003. Ed. Cobra editora & marketing. São Paulo, 2000. Cap. 1, p.43-51.

CUNHA, M. P. O mercado financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e218463, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/es.218463>. Acesso em: 10 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/es.218463

CUNHA, M. P. Silencioso e penetrante: o processo de financeirização a partir das instituições promotoras da inclusão financeira. Contemporânea – R. Sociologia da

UFSCar, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 585-606, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/478>. Acesso em: 11 mai. 2021.

CVM – Comissão de Valores Mobiliários (2021). Resolução CVM 16 09/02/2021. Disponível em: <http://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/resolucoes/resol016.html>. Acesso realizado em: 11 jun. 2021.

FICHTNER, J.; HEEMSKERK, E. M. The New Permanent Universal Owners: Index funds, patient capital, and the distinction between feeble and forceful stewardship. Economy and Society, 2020. DOI: 10.1080/03085147.2020.1781417. DOI: https://doi.org/10.31235/osf.io/qb7cr

INFOMONEY (2021a). Banco Central aprova cisão da participação do Itaú Unibanco na XP. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/mercados/banco-central-aprova-cisao-da-participacao-do-itau-unibanco-na-xp/>. Acesso em: 23 nov. 2021.

_______ (2021b). Guilherme Benchimol: o economista que partiu para cima dos bancos e revolucionou o mercado financeiro com a XP. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/perfil/guilherme-benchimol/>. Acesso em: 24 set. 2021.

INSTITUTO DA CRIANÇA (2021). Projeto Educação Garantida XP. Disponível em: <https://educacaogarantida.institutodacrianca.org.br>. Acesso em: 24 set. 2021.

INVESTING (2021). Expert XP 2021 Rompe fronteiras com palestrantes de sucesso de diversas áreas. Disponível em: <https://br.investing.com/analysis/expert-xp-2021-rompe-fronteiras-com-palestrantes-de-sucesso-de-diversas-areas-200444200>. Acesso em: 04 set. 2021.

ITAÚ UNIBANCO (2021). Itaú Relações com Investidores. Disponível em: <https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/>. Acesso em: 5 ago. 2021.

MARKETSCREENER (2021). Disponível em: <https://www.marketscreener.com/quote/stock/ITA-SA-INVESTIMENTOS-IT-6494109/company/>. Acesso em: 01 out. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2018). Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2021.

MUNDO NETO, M; DONADONE, J. C.; ALVES, P. V. B. F.; Agentes Autônomos de Investimentos e a Difusão de Inovações Financeiras: aproximando Gestores Internacionais e Investidores Locais. In: Conference: 20º Congresso Bras. de Sociologia, Belém/PA, jul. 2021.

MUNDO NETO, MARTIN; DONADONE, J.C.; DESIDÉRIO, W.A. . Elites e Capitalistas no Século XXI: um estudo sobre empresas da bolsa brasileira. In: 45. Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu: Anpocs, 2021.

NASDAQ (2021). XP Inc. Class A Common Stock (XP). Disponível em: <https://www.nasdaq.com/market-activity/stocks/xp>. Acesso em: 15 out. 2021.

OCDE. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. Recomendação do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Centro OCDE/CVM de Educação e Alfabetização Financeira para América Latina e o Caribe. 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf>. Acesso em: 14 out. 2021.

RICO (2021). Disponível em: <http://www.rico.com.vc>. Acesso em 25 set. 2021.

RÜGEMER, W. The Capitalists of the 21st Century. An Easy-to-Undersatnd Outline of the Rise of the New Financial Players. Hamburg: Tradition, 2019.

SILVA, D. F.; ASSIS, V. F.; OLIVEIRA, J. P. L. de; De uma pequena corretora a um banco múltiplo estudo de caso sobre a XP Investimentos. Braz. J. of Develop., Curitiba, v.6, n.11, p. 87593-87605, nov. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19784/15861. Acesso em: 07 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-253

TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo. 2. ed. Ampliada e atualizada. Novatec Editora, 2018. E-book. Cap. 2, p. 45-80. ISBN: 8575227173, 9788575227176. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=uDN7DwAAQBAJ&pg=PT75&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 03 set. 2021.

VALENTE, J. Economia de plataforma: características, modelos e o surgimento dos monopólios digitais. Set. 2020. In book: A desmaterialização da economia nas ciências sociais e humanas (pp.67-91). Publisher: Clássica Editora. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/351823902_Economia_de_plataforma_caracteristicas_modelos_e_o_surgimento_dos_monopolios_digitais>. Acesso em: 01 out. 2021.

XP INC (2021). Disponível em: <https://www.xpinc.com>. Acesso: 5 mai. 2021.

XP INVESTIMENTOS (2021). Canal XP Investimentos. #PorDENTRODaXP – Marketing. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TtLIpSKvL-c>. Acesso em: 09 abr. 2021.

XPEED SCHOOL (2021). XpeedSchool by XP Inc. Disponível em: <https://xpeedschool.com.br/?utm_source=xpinv&utm_medium=email&utm_campaign=xpin&utm_term=ref&utm_content=lead>. Acesso em: 06 set. 2021.

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

MAROLDI BARREIROS, T.; MUNDO NETO, M. EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL: : o caso da XP Inc. e subsidiárias. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 78–90, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i1.1337. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1337. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas