EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL:
o caso da XP Inc. e subsidiárias
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1337Palavras-chave:
XP Investimentos, Educação Financeira, Marketing Digital, Economia de PlataformaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de marketing digital do grupo XP Inc. Foi considerado o composto de marketing 4Cs focando na dimensão “Comunicação”, identificando a ênfase em Educação Financeira e a participação do grupo em quatro redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn. Trata-se de um estudo de caso do grupo XP Inc. e suas subsidiárias – XP Investimentos, Rico e Clear. Os dados consultados são de domínio público e foram coletados até setembro de 2021, considerando os diferentes parâmetros dessas mídias. Os dados tabelados indicaram a XP Investimentos, como a empresa que mais incorpora a Comunicação nessas mídias, uma vez que está à frente das outras nas categorias Publicações e Seguidores – Instagram; Seguindo e Curtidas – Facebook; Visualizações – Youtube; Seguidores – LinkedIn. Todas elas divulgam seus produtos financeiros promovendo a Educação Financeira por plataformas exclusivas com cursos financeiros, exceto a corretora Clear, que redireciona o público para a plataforma XpeedSchool da XP, porém é a única que tem playlist específica de Educação Financeira no canal Youtube, a “EducaClear’.
Downloads
Métricas
Referências
AEF BRASIL (2017). Quem Somos. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/>. Acesso em: 14 out. 2021.
BTG PACTUAL (2021). Disponível em: <https://www.btgpactual.com/home>. Acesso em: 10 out. 2021.
CLEAR (2021). Clear Corretora. Disponível: <https://corretora.clear.com.br>. Acesso em: 10 out. 2021.
COBRA, M. Marketing de Serviço Financeiro. 2ª ed. 2003. Ed. Cobra editora & marketing. São Paulo, 2000. Cap. 1, p.43-51.
CUNHA, M. P. O mercado financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e218463, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/es.218463>. Acesso em: 10 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/es.218463
CUNHA, M. P. Silencioso e penetrante: o processo de financeirização a partir das instituições promotoras da inclusão financeira. Contemporânea – R. Sociologia da
UFSCar, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 585-606, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/478>. Acesso em: 11 mai. 2021.
CVM – Comissão de Valores Mobiliários (2021). Resolução CVM 16 09/02/2021. Disponível em: <http://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/resolucoes/resol016.html>. Acesso realizado em: 11 jun. 2021.
FICHTNER, J.; HEEMSKERK, E. M. The New Permanent Universal Owners: Index funds, patient capital, and the distinction between feeble and forceful stewardship. Economy and Society, 2020. DOI: 10.1080/03085147.2020.1781417. DOI: https://doi.org/10.31235/osf.io/qb7cr
INFOMONEY (2021a). Banco Central aprova cisão da participação do Itaú Unibanco na XP. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/mercados/banco-central-aprova-cisao-da-participacao-do-itau-unibanco-na-xp/>. Acesso em: 23 nov. 2021.
_______ (2021b). Guilherme Benchimol: o economista que partiu para cima dos bancos e revolucionou o mercado financeiro com a XP. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/perfil/guilherme-benchimol/>. Acesso em: 24 set. 2021.
INSTITUTO DA CRIANÇA (2021). Projeto Educação Garantida XP. Disponível em: <https://educacaogarantida.institutodacrianca.org.br>. Acesso em: 24 set. 2021.
INVESTING (2021). Expert XP 2021 Rompe fronteiras com palestrantes de sucesso de diversas áreas. Disponível em: <https://br.investing.com/analysis/expert-xp-2021-rompe-fronteiras-com-palestrantes-de-sucesso-de-diversas-areas-200444200>. Acesso em: 04 set. 2021.
ITAÚ UNIBANCO (2021). Itaú Relações com Investidores. Disponível em: <https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/>. Acesso em: 5 ago. 2021.
MARKETSCREENER (2021). Disponível em: <https://www.marketscreener.com/quote/stock/ITA-SA-INVESTIMENTOS-IT-6494109/company/>. Acesso em: 01 out. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2018). Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2021.
MUNDO NETO, M; DONADONE, J. C.; ALVES, P. V. B. F.; Agentes Autônomos de Investimentos e a Difusão de Inovações Financeiras: aproximando Gestores Internacionais e Investidores Locais. In: Conference: 20º Congresso Bras. de Sociologia, Belém/PA, jul. 2021.
MUNDO NETO, MARTIN; DONADONE, J.C.; DESIDÉRIO, W.A. . Elites e Capitalistas no Século XXI: um estudo sobre empresas da bolsa brasileira. In: 45. Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu: Anpocs, 2021.
NASDAQ (2021). XP Inc. Class A Common Stock (XP). Disponível em: <https://www.nasdaq.com/market-activity/stocks/xp>. Acesso em: 15 out. 2021.
OCDE. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. Recomendação do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Centro OCDE/CVM de Educação e Alfabetização Financeira para América Latina e o Caribe. 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf>. Acesso em: 14 out. 2021.
RICO (2021). Disponível em: <http://www.rico.com.vc>. Acesso em 25 set. 2021.
RÜGEMER, W. The Capitalists of the 21st Century. An Easy-to-Undersatnd Outline of the Rise of the New Financial Players. Hamburg: Tradition, 2019.
SILVA, D. F.; ASSIS, V. F.; OLIVEIRA, J. P. L. de; De uma pequena corretora a um banco múltiplo estudo de caso sobre a XP Investimentos. Braz. J. of Develop., Curitiba, v.6, n.11, p. 87593-87605, nov. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19784/15861. Acesso em: 07 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-253
TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo. 2. ed. Ampliada e atualizada. Novatec Editora, 2018. E-book. Cap. 2, p. 45-80. ISBN: 8575227173, 9788575227176. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=uDN7DwAAQBAJ&pg=PT75&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 03 set. 2021.
VALENTE, J. Economia de plataforma: características, modelos e o surgimento dos monopólios digitais. Set. 2020. In book: A desmaterialização da economia nas ciências sociais e humanas (pp.67-91). Publisher: Clássica Editora. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/351823902_Economia_de_plataforma_caracteristicas_modelos_e_o_surgimento_dos_monopolios_digitais>. Acesso em: 01 out. 2021.
XP INC (2021). Disponível em: <https://www.xpinc.com>. Acesso: 5 mai. 2021.
XP INVESTIMENTOS (2021). Canal XP Investimentos. #PorDENTRODaXP – Marketing. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TtLIpSKvL-c>. Acesso em: 09 abr. 2021.
XPEED SCHOOL (2021). XpeedSchool by XP Inc. Disponível em: <https://xpeedschool.com.br/?utm_source=xpinv&utm_medium=email&utm_campaign=xpin&utm_term=ref&utm_content=lead>. Acesso em: 06 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 358
- PDF 157