A IMPORTÂNCIA DO GESTOR PARA O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEUS COLABORADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1263

Palavras-chave:

Gestão, Colaboradores, Motivação

Resumo

O objetivo deste estudo é evidenciar a importância do trabalho do gestor no processo de motivação e desenvolvimento de seus colaboradores. O gestor tem como principal função conduzir os recursos financeiros, administrativos e humanos. Visto que o capital humano tem ganhado importância dentro das organizações, investir e buscar estratégias para motivar os colaboradores tem sido de grande importância especialmente para as empresas que buscam crescimento e qualidade, uma vez que, colaboradores satisfeitos com seu trabalho produzem mais e com maior qualidade. A metodologia utilizada para esse estudo foi de revisão de literatura, com consultas em livros, artigos, teses, monografias e documentos que tinham como foco a resposta ao objetivo deste estudo. Os resultados encontrados nas pesquisas realizadas apontam que um gestor que desenvolve um trabalho visando a motivação e desenvolvimento dos colaboradores, acaba trazendo grandes conquistas para a empresa ao qual inserido. Este estudo traz por conclusão que as empresas precisam saber escolher seus gestores para que estes sejam parte fundamental para o crescimento dos colaborados e por consequência da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CALDAS, P. T.; FIRMO, L. A.; AMORIM, B. P.; OURIQUES, R. A. B. Administração de Pessoal ou Gestão de Talentos? Um estudo nas Administrações Públicas do Cariri Paraibano. XVII Semead – Seminários em Administração, nov. 2015.

CHIAVENATO. I. Recursos Humanos. São Paulo: Editora Compacta, 2006.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. São Paulo: Manole, 2011.

DULUC, A. Liderança e confiança. Desenvolver o Capital Humano para as organizações competitivas. Lisboa. Piaget (2000).

FERREIRA, V. C. P. Tendências da Gestão de Pessoas na era do Conhecimento. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=9TSEDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=bibliografia+Ferreira+et+al+2018+gest%C3%A3o+de+pessoas&ots=KACdMyTYLo&sig=wK1P-bYI5C3kiXxvaNwktWuq-ac#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 ago. 2021.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

MACÊDO, I. I. de. Aspectos comportamentais de gestão de pessoas. 9. ed. Rio de Janeiro: editora FGV, 2007.

MARINHO, C. R. P.; MARINHO, R. C. P.; CARVALHO, C. A. S.; GUTIERREZ, R. H. Competência e Aprendizagem: Perspectivas Estratégicas orientadas à vantagem competitiva sustentável. X Ceneg – Congresso Nacional de Excelência em Gestão, ago. 2014.

MELO, F. A. O.; SANTOS, A. R.; HAYASHIDA, M. C. B. P.; MACAHDO, T. F. A. Influência da Gestão de Pessoas no Desempenho Empresarial através do perfil do Líder. IX Seget – Simpósio de Excelência em Gestão Tecnologia, 2012.

SANTOS, M. J. N. Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Práticas. Scielo, jul/dez, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222004000200006

SILVA, E.C.C.; SACOMANO, J.B.; MENEGHETTI, J. L. Uma análise da evolução da área de Recursos Humanos frente a novas exigências dos sistemas produtivos. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/a-evolucao-da-area-de-recursos-humanos-frente-ao-ambiente-de-mudancas-organizacionais. Acesso em: 20 ago. 2021.

SOVIENSKI, F; STIGAR. R. Recursos Humanos X Gestão de Pessoas. Revista Científica de Administração, v. 10. 2008.

VERGARA, S.C. Gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

CAMPILHO, J.; MEDEIROS, L. R. D. A IMPORTÂNCIA DO GESTOR PARA O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEUS COLABORADORES. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 677–689, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1263. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1263. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas