A IMPORTÂNCIA DO GESTOR PARA O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEUS COLABORADORES
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1263Palavras-chave:
Gestão, Colaboradores, MotivaçãoResumo
O objetivo deste estudo é evidenciar a importância do trabalho do gestor no processo de motivação e desenvolvimento de seus colaboradores. O gestor tem como principal função conduzir os recursos financeiros, administrativos e humanos. Visto que o capital humano tem ganhado importância dentro das organizações, investir e buscar estratégias para motivar os colaboradores tem sido de grande importância especialmente para as empresas que buscam crescimento e qualidade, uma vez que, colaboradores satisfeitos com seu trabalho produzem mais e com maior qualidade. A metodologia utilizada para esse estudo foi de revisão de literatura, com consultas em livros, artigos, teses, monografias e documentos que tinham como foco a resposta ao objetivo deste estudo. Os resultados encontrados nas pesquisas realizadas apontam que um gestor que desenvolve um trabalho visando a motivação e desenvolvimento dos colaboradores, acaba trazendo grandes conquistas para a empresa ao qual inserido. Este estudo traz por conclusão que as empresas precisam saber escolher seus gestores para que estes sejam parte fundamental para o crescimento dos colaborados e por consequência da empresa.
Downloads
Métricas
Referências
CALDAS, P. T.; FIRMO, L. A.; AMORIM, B. P.; OURIQUES, R. A. B. Administração de Pessoal ou Gestão de Talentos? Um estudo nas Administrações Públicas do Cariri Paraibano. XVII Semead – Seminários em Administração, nov. 2015.
CHIAVENATO. I. Recursos Humanos. São Paulo: Editora Compacta, 2006.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. São Paulo: Manole, 2011.
DULUC, A. Liderança e confiança. Desenvolver o Capital Humano para as organizações competitivas. Lisboa. Piaget (2000).
FERREIRA, V. C. P. Tendências da Gestão de Pessoas na era do Conhecimento. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=9TSEDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=bibliografia+Ferreira+et+al+2018+gest%C3%A3o+de+pessoas&ots=KACdMyTYLo&sig=wK1P-bYI5C3kiXxvaNwktWuq-ac#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 ago. 2021.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
MACÊDO, I. I. de. Aspectos comportamentais de gestão de pessoas. 9. ed. Rio de Janeiro: editora FGV, 2007.
MARINHO, C. R. P.; MARINHO, R. C. P.; CARVALHO, C. A. S.; GUTIERREZ, R. H. Competência e Aprendizagem: Perspectivas Estratégicas orientadas à vantagem competitiva sustentável. X Ceneg – Congresso Nacional de Excelência em Gestão, ago. 2014.
MELO, F. A. O.; SANTOS, A. R.; HAYASHIDA, M. C. B. P.; MACAHDO, T. F. A. Influência da Gestão de Pessoas no Desempenho Empresarial através do perfil do Líder. IX Seget – Simpósio de Excelência em Gestão Tecnologia, 2012.
SANTOS, M. J. N. Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Práticas. Scielo, jul/dez, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222004000200006
SILVA, E.C.C.; SACOMANO, J.B.; MENEGHETTI, J. L. Uma análise da evolução da área de Recursos Humanos frente a novas exigências dos sistemas produtivos. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/a-evolucao-da-area-de-recursos-humanos-frente-ao-ambiente-de-mudancas-organizacionais. Acesso em: 20 ago. 2021.
SOVIENSKI, F; STIGAR. R. Recursos Humanos X Gestão de Pessoas. Revista Científica de Administração, v. 10. 2008.
VERGARA, S.C. Gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 519
- PDF 752