PROPOSTA DE PROJETO INTEGRADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EM UMA FACULDADE DE TECNOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1133

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Projeto Integrador, Aprendizagem baseada em Projetos, Hackathon

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar um projeto integrador em educação empreendedora, utilizando-se das Atividades Autônomas de Projeto da Fatec São Carlos, no intuito de desenvolver competências empreendedoras, como liderança, resolução de problemas, proatividade, criatividade e um processo de ensino-aprendizagem mais interdisciplinar, inovador e participativo. A pesquisa teve como suporte metodológico a abordagem qualitativa, tendo como característica um estudo exploratório-descritivo desenvolvido através de uma revisão bibliográfica que aborda a educação empreendedora e a aprendizagem baseada em projetos. Como resultado, propõe-se discutir a atualização da metodologia utilizada nas AAPs com a adoção de novos métodos interdisciplinares, como os princípios da aprendizagem baseada em projetos e a utilização de hackathons no ambiente acadêmico, que proporcionem um aprendizado superior a elaboração de planos de negócios e que incluam o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos das Faculdades de Tecnologia. Com isso, espera-se que a proposta desperte ainda mais nos estudantes a importância do empreendedorismo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
247
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202613
|

Referências

ALVARENGA, P. S. R. et al. Proposta de Projeto Integrador resultante de estudo comparativo de modelos de educação empreendedora1. Revista Norte Científico, v.14, n.1, p. 115-149, 2019.

BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador. Salvador -BA, 1998.

BEHRENS, M. A. B. Paradigma da Complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis. Vozes. 2006.

DA COSTA, P.; WOLF, S. M.; RIBEIRO, T. VA. Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e prática. Revista de Ciências da Administração, v. 8, n. 15, p. 09-29, 2006.

DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.

_____________. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante. 2008

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5a ed.. Rio de Janeiro: Empreende / LTC, 2015.

EUROPEAN COMMISION ENTERPRISE AND INDUSTRY DIRECTORATE-GENERAL. (2008). Entrepreneurship in higher education, especially in non-business studies: final report of the expert group. Disponível em: https://ec.europa.eu/growth/content/entrepreneurship-higher-education-especially-within-non-business-studies-0_nn. Acesso em: 28 mai. 2021.

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial. Disponível em: http://www.fatecsaocarlos.edu.br/pdf/Projeto_Pedagogico.pdf. Acesso em: 28 mai. 2021.

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Manual do Projeto Interdisciplinar do Curso de Gestão Empresarial. Disponível em: http://www.fatecsaocarlos.edu.br/pdf/MANUAL%20DO%20PROJETO%20INTERDISCIPLINAR%20%20v2.pdf. Acesso em: 28 mai. 2021.

GARCIA, J. O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.12, n.35, p.211 – 232, 2012. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5908

HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LOPES, R. M. A. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Elsevier, 2010.

MOURA, D. G; Barbosa, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos. Editora Vozes, 2013.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROBERTSON, M. et al. Barriers to start-up and their effect on aspirant entrepreneurs. Education + Training, v. 45, n. 6, p. 308-316, 2003. DOI: https://doi.org/10.1108/00400910310495950

ROCHA, E.L.C; FREITAS, A. A. F. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração contemporânea, v. 18, n. 4, p. 465-486, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512

SANTOS, M. C. C.; BARRA, S. R. O projeto integrador como ferramenta de construção de habilidades e competências no ensino de engenharia e tecnologia. In: COBENGE–XL Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Belém–Pa, 2012.

SOUZA, E.C.L. et al. Métodos, técnicas e recursos didáticos de ensino de empreendedorismo em IES brasileiras. Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Editora Atlas, 2005.

TREVELIN, A.T.C.; COLENCI NETO, A; CAETANO, G. Ecossistema Sancahub: Estratégias de Construção do Perfil e Capacitação do Jovem Empreendedor no caso de São Carlos. In: XV Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional, São Paulo. Anais...São Paulo, 2020.

Downloads

Publicado

30/07/2021

Como Citar

CAETANO, G. W.; TREVELIN, A. T. C. PROPOSTA DE PROJETO INTEGRADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EM UMA FACULDADE DE TECNOLOGIA. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 18, n. 1, p. 231–242, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i1.1133. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1133. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial
Visualizações
  • Resumo 757
  • PDF 247
Métricas