METODOLOGIAS ATIVAS

vivências de práticas aplicáveis no ensino técnico integrado com foco na dinamização das aulas

Autores

  • Silvia Maria Alvim Regattieri Universidade de Araraquara (UNIARA) - Araraquara - São Paulo - Brasil.
  • Maria Leonor Beneli Donadon Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Araraquara – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.729

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas inovativas, Relato de Experiência, Ensino médio integrado ao técnico, Interdisciplinaridade

Resumo

A vivência de práticas inovadoras aplicáveis tem como foco o compartilhamento de atividades simples que foram desenvolvidas e relatadas como positivas pelos professores e alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). Considerando o perfil do ETIM como algo recente e ainda pouco explorado em artigos e eventos, a proposta de expor atividades relacionadas ao público e atualizar parte da lacuna existente quanto ao tema foram as principais motivações ao desenvolvimento do trabalho. A metodologia qualitativa foi abordada no desenvolvimento das práticas interdisciplinares, sendo ainda bibliográfica devido aos artigos, livros, teses e revistas aplicados na fundamentação do tema. Os resultados obtidos mostraram-se promissores, sendo compartilhados em eventos externos e da unidade escolar, validando a aproximação de disciplinas do eixo comum às de especificidade técnica por intermédio das metodologias ativas.

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Publicado

04/08/2020

Como Citar

REGATTIERI, S. M. A.; DONADON, M. L. B. METODOLOGIAS ATIVAS: vivências de práticas aplicáveis no ensino técnico integrado com foco na dinamização das aulas. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 807-818, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.729. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/729. Acesso em: 27 set. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Comunicação