PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DISCENTE

RELATO DE UMA APLICAÇÃO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA

  • Ana T. C. Trevelin Docente Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga - FATEC
Palavras-chave: Educação Superior, Tutoria, Temas Transversais

Resumo

Trata-se da apresentação de um programa tutorial presencial desenvolvido na Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga-Fatec/CEETEPS. Por tutoria entende-se o processo de desenvolver no estudante condições de aprendizagem de valores, atitudes e habilidades que contribuam para sua formação geral, como cidadão e específica, como profissional capaz de oferecer soluções sociais e economicamente produtivas. Para tanto, o papel do professor tutor reveste-se da maior importância e transcende os limites da sala de aula porque passa a ter a missão de estimular a aprendizagem ativa de seus alunos através de vivências, discussões e reflexões num clima de informalidade e cooperação. Relata-se neste artigo a experiência de um trabalho conduzido com esse objetivo. Foram selecionados dez alunos do primeiro ciclo do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para a aplicação inicial e experimental. O Programa, nesta fase, teve duração de 20 horas, com sessões quinzenais, presenciais, extra-classe, de duas horas. Através da discussão de temas transversais, tais quais: a fome, o desafio do primeiro emprego, as implicações do uso de drogas, quarto poder e ajuventude e seus desafios, pretendeu-se estabelecer o desenvolvimento integral de cada participante pautado na pedagogia do cuidado, com base na precaução e na análise de impactos sócio-econômicos. Os resultados obtidos, de maneira qualitativa, são apresentados no decorrer do texto e permitiram rearranjar as ações. Pretende-se a criação de diferentes programas tutoriais envolvendo diferentes alunos e professores nos diversos cursos de graduação. O simples fato de se oferecer a oportunidade de discussão de temas transversais, num atendimento interpessoal direto, fora da formalidade das aulas foi constatado ser bastante positivo.

Como Citar
TREVELIN, A. PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DISCENTE. Revista Interface Tecnológica, v. 7, n. 1, p. 143-150, 11.
Seção
Tecnologia em Comunicação