5S E KAIZEN

estudo e aplicação ao setor administrativo

  • Erika Furuyama Colombo Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: 5S, Qualidade, Kaizen

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a implantação e os resultados obtidos por meio da aplicação da ferramenta 5S e da filosofia Kaizen ao setor administrativo de uma empresa. A pesquisa foi fundamentada na pesquisa bibliográfica pautada em livros e materiais extraídos de meios eletrônicos. O atual cenário econômico evidencia cada vez mais sobre a questão da qualidade, do consumo consciente e da eficiência produtiva com baixo custo. A metodologia 5S permite desenvolver o Kaizen (melhoria contínua) aprimorando a produtividade, incentivando trabalho em equipe, mas para que isso aconteça é preciso envolvimento e participação de cada indivíduo, principalmente da alta administração. Geralmente os resultados são em longo prazo e baseados ao grau de convencimento e comprometimento das pessoas envolvidas no processo, desta forma, sua implantação deve ser realizada por etapas, através de treinamentos e formação de equipes capazes de mapear os problemas, os desperdícios, riscos, entre outros e criar um plano de ação para perpetuar o ciclo de melhoria contínua. O estudo mostra resultados consideráveis como melhor organização operacional, a importância das auditorias e indicadores de desempenho para o processo de implantação de ferramentas de gestão de qualidade.

Publicado
30/12/2018
Como Citar
COLOMBO, E. F.; PANDOLFI, M. A. C. 5S E KAIZEN. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 2, p. 299-310, 30 dez. 2018.
Seção
Tecnologia em Gestão Empresarial