5S E KAIZEN

estudo e aplicação ao setor administrativo

Autores

  • Erika Furuyama Colombo Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.395

Palavras-chave:

5S, Qualidade, Kaizen

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a implantação e os resultados obtidos por meio da aplicação da ferramenta 5S e da filosofia Kaizen ao setor administrativo de uma empresa. A pesquisa foi fundamentada na pesquisa bibliográfica pautada em livros e materiais extraídos de meios eletrônicos. O atual cenário econômico evidencia cada vez mais sobre a questão da qualidade, do consumo consciente e da eficiência produtiva com baixo custo. A metodologia 5S permite desenvolver o Kaizen (melhoria contínua) aprimorando a produtividade, incentivando trabalho em equipe, mas para que isso aconteça é preciso envolvimento e participação de cada indivíduo, principalmente da alta administração. Geralmente os resultados são em longo prazo e baseados ao grau de convencimento e comprometimento das pessoas envolvidas no processo, desta forma, sua implantação deve ser realizada por etapas, através de treinamentos e formação de equipes capazes de mapear os problemas, os desperdícios, riscos, entre outros e criar um plano de ação para perpetuar o ciclo de melhoria contínua. O estudo mostra resultados consideráveis como melhor organização operacional, a importância das auditorias e indicadores de desempenho para o processo de implantação de ferramentas de gestão de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AIRES, Victor M.; VALENTE, Antônio C. da Costa. Gestão de Projetos e Lean Construction – Uma abordagem prática e integrada. Curitiba: Appris Editora, 2017.

ARAÚJO, Inaldo da Paixão Santos. Introdução à auditoria operacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

DAYCHOUM, Merhi. 40+20 ferramentas e técnicas de gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.

FRANCISCHINI, Andresa S. N.; FRANCISCHINI, Paulino G. Indicadores de desempenho − dos objetivos à ação- Métodos para elaborar KPIs e obter resultados. Rio de Janeiro: Alta books, 2017.

GARCIA, Paulo Henrique. 5S em escritório é “só para japonês ver”? Publicado em 20 ago. 2012. Disponível em: <https://kaizeninstitutebr.wordpress.com/2012/08/20/5s-em-escritorio-e-so-para-japones-ver/> Acesso em 11 set. 2018.

ORTIZ, Chris A. Kaizen e Implementação de Eventos Kaizen. Tradução: Luiz Claudio de Queiroz Faria. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010.

SOUZA, Girlene S.; SANTOS, Anecleto R. dos; DIAS, Viviane B. Metodologia da Pesquisa Científica- a construção do conhecimento e do pensamento científico no processo de aprendizagem. Porto Alegre, RS: Editora Animal, 2013.

WERKEMA, Cristina. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2013.

Downloads

Publicado

30/12/2018

Como Citar

COLOMBO, E. F.; PANDOLFI, M. A. C. 5S E KAIZEN: estudo e aplicação ao setor administrativo. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 299–310, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.395. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/395. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>