5S E KAIZEN

estudo e aplicação ao setor administrativo

Autores

  • Erika Furuyama Colombo Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.395

Palavras-chave:

5S, Qualidade, Kaizen

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a implantação e os resultados obtidos por meio da aplicação da ferramenta 5S e da filosofia Kaizen ao setor administrativo de uma empresa. A pesquisa foi fundamentada na pesquisa bibliográfica pautada em livros e materiais extraídos de meios eletrônicos. O atual cenário econômico evidencia cada vez mais sobre a questão da qualidade, do consumo consciente e da eficiência produtiva com baixo custo. A metodologia 5S permite desenvolver o Kaizen (melhoria contínua) aprimorando a produtividade, incentivando trabalho em equipe, mas para que isso aconteça é preciso envolvimento e participação de cada indivíduo, principalmente da alta administração. Geralmente os resultados são em longo prazo e baseados ao grau de convencimento e comprometimento das pessoas envolvidas no processo, desta forma, sua implantação deve ser realizada por etapas, através de treinamentos e formação de equipes capazes de mapear os problemas, os desperdícios, riscos, entre outros e criar um plano de ação para perpetuar o ciclo de melhoria contínua. O estudo mostra resultados consideráveis como melhor organização operacional, a importância das auditorias e indicadores de desempenho para o processo de implantação de ferramentas de gestão de qualidade.

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Publicado

30/12/2018

Como Citar

COLOMBO, E. F.; PANDOLFI, M. A. C. 5S E KAIZEN: estudo e aplicação ao setor administrativo. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 299–310, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.395. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/395. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

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