AULAS DE INFORMÁTICA NA GRADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

importância e benefícios para a formação integral

Authors

  • Fernanda de Arruda Campos Barbosa Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Anna Patricia Zakem China Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v14i1.146

Keywords:

Informática, Educação Infantil, Educação Fundamental, Programação, Lógica

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar as atividades de um professor de Informática na Educação Infantil para potencializar seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a gostos e relações sociais. Enquanto que no Ensino Fundamental Anos Iniciais às idas ao laboratório de Informática é melhorar seu raciocínio lógico, ensinando as crianças programarem de um jeito didático e simples. Este artigo foi estruturado a partir do estudo de caso realizado em uma escola particular, a fim de fundamentar a importância das aulas de informática para as crianças. Fundamentando a revisão de literatura, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como recurso metodológico. Chegando à conclusão de que a informática tem se tornado um importante instrumento de aprendizagem, como uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.

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Published

2017-07-01

Issue

Section

Tecnologia em Informática

How to Cite

BARBOSA, Fernanda de Arruda Campos; CHINA, Anna Patricia Zakem. AULAS DE INFORMÁTICA NA GRADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: importância e benefícios para a formação integral. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 14, n. 1, p. 9–20, 2017. DOI: 10.31510/infa.v14i1.146. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/146. Acesso em: 5 dec. 2025.