MARKETING E RELACIONAMENTO
fidelização no pós-vendas
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v21i2.2134Palavras-chave:
Fidelização, CRM, Custo, Gestão de Relacionamento;Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma o marketing de relacionamento tem sido empregado para a fidelização dos clientes. Para atingir ao objetivo proposto, este trabalho utilizou como metodologia a revisão sistemática de literatura e integrativa da literatura que realiza uma breve discussão acerca do marketing de relacionamento e a fidelização dos clientes. Como bases de dados disponíveis para a pesquisa, foram escolhidas a Scielo, Google Acadêmico e buscas alternativas no navegador google a partir das palavras-chave presentes neste resumo. A partir da temática proposta, foi realizada a categorização, análise e interpretação dos trabalhos e após a identificação, foram escolhidos 23 trabalhos considerados relevantes para o objetivo do estudo. Após a análise dos trabalhos propostos, conclui-se que o marketing de relacionamento tem sido explorado em diversos setores, mostrando sua relevância enquanto método de fidelização, não podendo deixar de citar o Customer Relationship Management – CRM como um elemento utilizado na aplicação de estratégias de fidelização de clientes devido ao seu baixo custo.
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