TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS
desafios e perspectivas na era digital
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v21i2.2104Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Notícias Falsas, DeepfakesResumo
A inteligência artificial (IA) desempenha um papel cada vez mais relevante na sociedade contemporânea, sendo aplicada em diversos contextos, desde a automação industrial até a análise de dados para tomada de decisões. Contudo, a sua utilização também apresenta desafios, especialmente quando se trata da disseminação de notícias na era digital. Neste cenário, a velocidade e o alcance da informação amplificados pelas redes sociais e pela internet podem resultar na propagação descontrolada de informações, muitas vezes sem veracidade. Este trabalho visa abordar criticamente o papel da IA na circulação de informações e na criação de fake news. Para tanto, foram exploradas diversas abordagens, incluindo revisão de literatura, análise de estudos de caso e aplicação de metodologias de pesquisa qualitativa. É abordada uma revisão teórica da IA e seu uso na propagação de conteúdos os impactos sociais e éticos da propagação de notícias falsas, e por fim, as estratégias de mitigação e regulamentação. Neste sentido o objetivo é fornecer insights para compreender e enfrentar os desafios frente à divulgação informativa na era digital, contribuindo para uma sociedade melhor informada, mais consciente e resiliente. Questões de pesquisa orientadoras incluem o impacto dos programas de IA na publicação de notícias e na criação de propaganda enganosa, os principais efeitos, políticos e éticos deste fenômeno, e estratégias eficazes para mitigar os seus efeitos negativos.
Downloads
Referências
ARENCIBIA, M. G; COROZO, E. H. V; CARDERO, D. Fake News: An Analysis from Political Economy; Economics. Vol. 12, No. 2, 2023, pp. 72-82. doi: 10.11648/j.eco.20231202.15. Published 27 june 2023. Disponível em: <https://www.sciencepublishinggroup.com/article/10.11648/j.eco.20231202.15>. Acesso em: 10 mar. 2024.
BURTELL, M; WOODSIDE, T. Artificial influence: An analysis of AI-driven persuasion. arXiv preprint arXiv:2303.08721. 2023. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/2303.08721>. Acesso em: 25 mar. 2024.
EMBOAVA, V. Cuidado! Golpe com IA promete Switch por menos de R$ 100 no Instagram. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/voxel/286989-cuidado-golpe-ia-promete-switch-r-100-instagram.htm>. Acesso em: 26 ago. 2024.
OLIVEIRA, T. Desinformação científica em tempos de crise epistêmica: circulação de teorias da conspiração nas plataformas de mídias sociais. Fronteiras. v. 22, n. 1, 2020. Disponível em:. Acesso em: 10 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.03
FRANGANILLO, J. F. Contenido generado por inteligencia artificial: oportunidades y amenazas. Anuario ThinkEPI, [S. l.], v. 16, 2022. DOI: 10.3145/thinkepi.2022.e16a24. Disponível em: <https://thinkepi.scimagoepi.com/index.php/ThinkEPI/article/view/91555>. Acesso em: 10 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2022.e16a24
G1-NOTÍCIAS. Uso de inteligência artificial e vaquinhas online falsas: como golpistas se aproveitam da tragédia no RS para lucrar. 2024. Disponível em: <https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/05/26/uso-de-inteligencia-artificial-e-vaquinhas -online-falsas-como-golpistas-se-aproveitam-da-tragedia-no-rs-para-lucrar.ghtml>. Acesso em: 26 ago. 2024.
HAUER, T. Society Caught in a Labyrinth of Algorithms: Disputes, Promises, and Limitations of the New Order of Things. Society, v. 56, n. 3, p. 222–230, jun. 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12115-019-00358-5. Acesso em: 1 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s12115-019-00358-5
LADEIRA, T. F.; LADEIRA, F. F. Utilizando ferramentas digitais na detecção de fake news. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 18–27, 2021. DOI: 10.21882/ruc.v9i16.863. Disponível em: https://revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/863. Acesso em: 19 mar. 2024 DOI: https://doi.org/10.21882/ruc.v9i16.863
SATRIA, M. D. e HAIRUNNISA, The Phenomenon of Fake News (Hoax) in Mass Communication: Causes, Impacts, and Solutions. Open Access Indonesia Journal of Social Sciences, v. 6, n. 3, p. 980-988, 25 May 2023. Disponível em: <https://journalsocialsciences.com/index.php/oaijss/article/view/161>. Acesso em: 10 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.37275/oaijss.v6i3.161
VACCARI, C.; CHADWICK, A. Deepfakes and Disinformation: Exploring the Impact of Synthetic Political Video on Deception, Uncertainty, and Trust in News. 18 Feb 2020-Social media and society (SAGE PublicationsSage UK: London, England)-Vol. 6, Iss: 1, pp 205630512090340. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/ 2056305120903408>. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/2056305120903408
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.


.jpg)


1.png)
1.png)