AS DIFICULDADES DE GERENCIAMENTO DE UM TIME SCRUM ACADÊMICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA ENTIDADES FILANTRÓPICAS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.497Keywords:
Engenharia de Software. Desenvolvimento ágil. Scrum. Cultura ágilAbstract
O desenvolvimento de produtos software sem o auxílio de uma metodologia específica, pode vir a acarretar falta de qualidade e problemas ao decorrer do projeto. Para tanto, este artigo apresenta um estudo de caso que visa investigar as principais dificuldades de gestão de uma equipe Scrum para o desenvolvimento de um sistema que faz doações para entidades filantrópicas. Este estudo de caso foi realizado pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software – GPES da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga em parceria com uma empresa de desenvolvimento. Conseguiu-se concluir que as metodologias ágeis pouco têm de novo, porém, quando se diz respeito ao seu enfoque, consegue-se notar que ele muda totalmente, de processos para as pessoas. As metodologias ágeis não mudam somente o enfoque, mas também mudam a maneira de como se passa a enxergar os processos envolvidos em projetos, uma observação final sobre a utilização do Scrum no GPES.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.