MOTIVAÇÃO NO FUNCIONALISMO PÚBLICO

desafios e possibilidades

Authors

  • Elvio Carlos da Costa Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Thiago Luiz Teixeira Universidade Federal de São João Del Rei – MG – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.429

Keywords:

Motivação, Servidores públicos, Autarquia, Campo educacional

Abstract

O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar os principais fatores organizacionais que interferem no nível de motivação dos servidores públicos de uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, no campo educacional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva. O campo empírico desta pesquisa focaliza uma Autarquia do governo do Estado de São Paulo de natureza educacional, localizado na cidade de Matão/SP, sendo que neste local trabalham professores, gestores escolares (diretor e coordenador pedagógico), porém para o presente estudo, considerou-se como foco seis funcionários públicos na área administrativa, especificamente no cargo Agente Técnico Administrativo. Para coletar os dados adotou-se como instrumento o questionário com 01 pergunta aberta e 05 questões fechadas, estruturadas em consonância com o referencial teórico e os objetivos traçados para essa investigação. Conclui-se que a motivação no ambiente de trabalho é relevante para a empresa que quer alcançar sua eficácia organizacional, pois determinam a plena satisfação e realização pessoal e profissional do servidor público. Vemos, também, que o reconhecimento e a valorização no trabalho são fatores que promovem satisfação e motivação aos servidores públicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-30

Issue

Section

Tecnologia em Gestão Empresarial

How to Cite

COSTA, Elvio Carlos da; TEIXEIRA, Thiago Luiz. MOTIVAÇÃO NO FUNCIONALISMO PÚBLICO: desafios e possibilidades. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 2, p. 311–322, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.429. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/429. Acesso em: 5 dec. 2025.