5S E KAIZEN
estudo e aplicação ao setor administrativo
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.395Keywords:
5S, Qualidade, KaizenAbstract
O objetivo deste artigo é apresentar a implantação e os resultados obtidos por meio da aplicação da ferramenta 5S e da filosofia Kaizen ao setor administrativo de uma empresa. A pesquisa foi fundamentada na pesquisa bibliográfica pautada em livros e materiais extraídos de meios eletrônicos. O atual cenário econômico evidencia cada vez mais sobre a questão da qualidade, do consumo consciente e da eficiência produtiva com baixo custo. A metodologia 5S permite desenvolver o Kaizen (melhoria contínua) aprimorando a produtividade, incentivando trabalho em equipe, mas para que isso aconteça é preciso envolvimento e participação de cada indivíduo, principalmente da alta administração. Geralmente os resultados são em longo prazo e baseados ao grau de convencimento e comprometimento das pessoas envolvidas no processo, desta forma, sua implantação deve ser realizada por etapas, através de treinamentos e formação de equipes capazes de mapear os problemas, os desperdícios, riscos, entre outros e criar um plano de ação para perpetuar o ciclo de melhoria contínua. O estudo mostra resultados consideráveis como melhor organização operacional, a importância das auditorias e indicadores de desempenho para o processo de implantação de ferramentas de gestão de qualidade.
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