CHATBOT COMO INTERFACE PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Edinei Edson Antunes Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Mirela de Lima Piteli Picchi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Giuliano Scombatti Pinto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Adriana Valim Ferreira Ragazani Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.357

Keywords:

Dipositivos Móveis, Chatbot, Aprendizagem de língua inglesa

Abstract

Neste artigo foi proposto o uso de um chatbot para a aprendizagem e aprimoramento da língua inglesa, fazendo uso da grande presença dos dispositivos móveis atuais. Realizou-se uma revisão e análise bibliográfica sobre a aprendizagem de um idioma, a forma com que a tecnologia tem influenciado a aquisição da língua inglesa e sobre a possibilidade de transcender as salas de aula no que concerne ao aprendizado de uma nova língua. Além disso, buscou-se apresentar, também, o rápido crescimento da mobilidade de dispositivos eletrônicos, o cenário das plataformas móveis e as tecnologias que se destacam para o desenvolvimento de aplicativos nativos, hibridização como estratégia para o desenvolvimento de aplicativo móvel, e a viabilidade do uso de chatbot para o aprimoramento da língua inglesa. Para tanto, utilizou-se um renomado corpus linguístico estatístico e optou-se pelo IBM Watson como ferramenta de análise a partir do qual constatou-se o grande desafio de viabilizar a interação com o usuário de maneira mais eficaz. Os resultados preliminares de análise apontam que existe a real possibilidade de treinamento do chatbot com o corpus da língua inglesa para tal interação, através da frequência de uso das palavras em frases nos diálogos em inglês, para fins de aquisição e aprimoramento do referido idioma.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-06-30

Issue

Section

Tecnologia em Informática

How to Cite

ANTUNES, Edinei Edson; PICCHI, Mirela de Lima Piteli; PINTO, Giuliano Scombatti; RAGAZANI, Adriana Valim Ferreira. CHATBOT COMO INTERFACE PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 1, p. 28–38, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.357. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/357. Acesso em: 19 jul. 2025.