GERENCIAMENTO DO ESTOQUE PRODUTIVO REORGANIZANDO O LAYOUT UTILIZANDO MÉTODO PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO E SIMPLIFICADO DO LAYOUT (SSLP) PARA UM EFICIENTE LEAD TIME

estudo de caso em uma distribuidora de tubos trefilados e aços maciços para cilindros hidráulicos

Authors

  • Gabriel Assis Borges Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Carlos Roberto Regattieri Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.329

Keywords:

Layout, Arranjo Físico, Lead time

Abstract

Este trabalho demonstra a readequação do arranjo físico do setor de aços sem tempera de uma empresa distribuidora de tubos trefilados e barras de aço maciço para cilindros hidráulicos, buscando a melhoria do fluxo de produção e armazenamento de seus produtos. Com a aplicação do novo layout, procurou-se obter redução nos riscos do processo e uma grande evolução no volume de produção. Com a utilização do método Planejamento Sistemático e Simplificado do layout, foi realizada a coleta de dados atuais e da pré-seleção do tipo mais adequado para a nova organização, sendo escolhido como método o arranjo celular. Esse método foi escolhido, pois pode apresentar um bom equilíbrio entre custo e flexibilidade para operações com variedades relativamente altas. Foi considerada a retirada de materiais de baixo giro, para que o local tivesse um ganho de espaço físico significativo, deixando o ambiente com um melhor aspecto visual, além de facilitar para que fossem realizados os transportes de mercadorias de maneira mais rápida e eficaz, para que o tempo disposto em cada etapa do processo fosse reduzido, de modo a alcançar eficiência no resultado do lead time. Com a aplicação do novo layout, obtivemos os seguintes resultados; melhora no ambiente físico, foram retiradas 14 toneladas de mercadorias de baixo giro, que foram levadas para outro depósito, liberando assim, cerca de 60 m² de área, o que corresponde a 17,5% da área total; teve uma redução de 1000 km/ano nesse deslocamento, o que corresponde a 25 dias de trabalho de um operador.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-06-30

Issue

Section

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial

How to Cite

BORGES, Gabriel Assis; REGATTIERI, Carlos Roberto. GERENCIAMENTO DO ESTOQUE PRODUTIVO REORGANIZANDO O LAYOUT UTILIZANDO MÉTODO PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO E SIMPLIFICADO DO LAYOUT (SSLP) PARA UM EFICIENTE LEAD TIME: estudo de caso em uma distribuidora de tubos trefilados e aços maciços para cilindros hidráulicos. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 1, p. 385–397, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.329. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/329. Acesso em: 5 dec. 2025.