AGENTES E ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Authors

  • Wellington Júnior Cheles Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Martin Mundo Neto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Eliane Aguiar Sarro Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Beatriz Zandelli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v12i1.106

Keywords:

Agricultura orgânica, Certificação, Investimentos sustentáveis

Abstract

Um conjunto de fatores e a ação de representantes de diferentes segmentos da sociedade estariam contribuindo para o crescimento do mercado de produtos orgânicos. Neste trabalho o objetivo foi indicar como este mercado tem se transformado em função da ação de grandes grupos econômicos que passaram a investir neste nicho. Destacam-se também as políticas governamentais destinadas ao aumento do consumo seja atrelando os gastos do governo à aquisição de produtos orgânicos produzidos pela agricultura familiar, mas também fornecendo apoio aos produtores orgânicos que procuram exportar parte de sua produção. A expansão do mercado de orgânicos é resultado do crescente interesse pela produção e consumo saudável de alimentos, mas também do interesse de investimento de representantes do sistema de produção de insumos agrícolas e de alimentos convencionais, aliados a investidores institucionais que exploram os orgânicos cada vez mais na lógica do capitalismo governada pela lucratividade e menos pela consciência da produção sustentável de alimentos.

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Published

2015-07-01

Issue

Section

Tecnologia em Agronegócio

How to Cite

CHELES, Wellington Júnior; NETO, Martin Mundo; SARRO, Eliane Aguiar; ZANDELLI, Beatriz; MALAGOLLI, Guilherme Augusto. AGENTES E ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 12, n. 1, p. 106–115, 2015. DOI: 10.31510/infa.v12i1.106. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/106. Acesso em: 5 dec. 2025.