AGENTES E ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Palavras-chave:
Agricultura orgânica, Certificação, Investimentos sustentáveisResumo
Um conjunto de fatores e a ação de representantes de diferentes segmentos da sociedade estariam contribuindo para o crescimento do mercado de produtos orgânicos. Neste trabalho o objetivo foi indicar como este mercado tem se transformado em função da ação de grandes grupos econômicos que passaram a investir neste nicho. Destacam-se também as políticas governamentais destinadas ao aumento do consumo seja atrelando os gastos do governo à aquisição de produtos orgânicos produzidos pela agricultura familiar, mas também fornecendo apoio aos produtores orgânicos que procuram exportar parte de sua produção. A expansão do mercado de orgânicos é resultado do crescente interesse pela produção e consumo saudável de alimentos, mas também do interesse de investimento de representantes do sistema de produção de insumos agrícolas e de alimentos convencionais, aliados a investidores institucionais que exploram os orgânicos cada vez mais na lógica do capitalismo governada pela lucratividade e menos pela consciência da produção sustentável de alimentos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 243
- PDF 207