O USO DA INTELIGÊNCIA COMERCIAL COMPETITIVA EM FAVOR DO CRESCIMENTO EMPRESARIAL E DA TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.971Palavras-chave:
Inteligência comercial, competitividade, Gestão, Processos, Business inteligence, Competitiviness, Management, ProcessesResumo
O mercado está cada vez mais acirrado, fruto de novas marcas, produtos, serviços e tecnologias constantemente lançadas ou inauguradas. Ser capaz de se antecipar aos seus desafios, identificar oportunidades e ter ofertas mais alinhadas à demanda de consumidores não é um diferencial, mas sim uma necessidade para as empresas sobreviverem e progredirem. Posto desta forma, este estudo procura avaliar o conceito de Inteligência Comercial Competitiva e quais suas vantagens no sentido de integrar departamentos, compartilhar informações, se conectar ao público ou, ainda, oferecer uma base sólida de dados para a tomada de decisões gerenciais. Para verificar a pertinência do conceito, o estudo apresenta entrevistas realizadas com gestores experientes de empresas de diferentes segmentos, a fim de analisar como eles empregam, na prática, a Inteligência Comercial Competitiva. O que se nota, a partir deste estudo, é que quanto mais as empresas utilizam conceitos inteligentes de gestão, mais elas podem se beneficiar tanto em termos de crescimento de mercado quanto no alinhamento de produtos e serviços mais bem elaborados às demandas dos consumidores potenciais.
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