II SEMANA DA MELHOR IDADE DA FATEC TAQUARITINGA
RELATO DE ATIVIDADES
Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Saúde, Envelhecimento, RecreaçãoResumo
Dados da Organização Mundial da Saúde (2005) apontam que o Brasil terá uma população de aproximadamente trinta milhões de pessoas com sessenta anosou mais em pouco tempo. Estas pessoas merecerem atenção especial, de forma a gozar de boa saúde, ter alegria de viver, e um máximo de vida ativa. As Instituições Públicas exercem papel fundamental na tarefa de auxiliar o acesso à saúde a essa faixa da população, além de serviços, voltados ao lazer, cultura, atividades físicas, permitindo que a esperança e autoestima permeiem a vida de quem já deu muito de si, ao longo dos anos, à comunidade e à sua família. A Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, através de um grupo de professores apoiados pela direção e pela prefeitura da cidade teve por objetivo cumprir esse papel. O trabalho que ora se apresenta teve como objetivo realizar uma semana dinâmica envolvendo faculdade e sociedade, ou seja, o corpo docente e funcionários da Fatec e também o público inscrito, além de convidados como médicos, dentistas, nutricionistas da cidade visando uma integração entre a FatecTQ e sociedade taquaritinguense. Por meio de cursos e palestras buscou-se orientar
com relação à educação financeira e propiciar cursos de artesanato, bonsai e horta em casa que pudessem servir como fonte de renda e recreação; curso de informática no intuito de inserir o idoso no meio tecnológico. O referido trabalho ofereceu palestras educativas e instrutivas que incentivaram a autonomia e independência das pessoas na terceira idade, a prevenção do câncer de colo de útero, orientou sobre a alimentação do idoso, e informou sobre os problemas articulares e de saúde dos pés. Os resultados apresentados apontam uma grande satisfação dos participantes que pediram novos eventos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 194
- PDF 118