ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CUSTOS OPERACIONAIS DAS COMPANHIAS AÉREAS COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAR UMA EMPRESA LOW COST NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.937Palavras-chave:
Companhias aéreas., Low cost., Aviação civil.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os principais custos relacionados com as operações de uma companhia aérea de baixo custo (low cost) e descrever as principais variáveis que podem viabilizar esse modelo de negócio no Brasil. Apesar de não existir uma regulamentação legal que subdivida o setor aéreo em tradicional e baixo custo, a nomenclatura low cost caracteriza-se por preço baixo na passagem aérea por meio de corte nos custos no processo de voo, aumento no número de passagens vendidas e incremento nas receitas das companhias aéreas pela cobrança de serviços como alimentação, bebidas e de atendimento especial (entretenimento, internet). A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica, com base em referências teóricas publicadas em meios eletrônicos, como artigos científicos e websites sobre os custos operacionais das companhias aéreas e de acordo com a legislação do setor aéreo. Para levantamento dos dados foram utilizados os anuários da aviação, portifólios do panorama aéreo, além de fontes e legislações fornecidas pelo portal da Agência Nacional da Aviação Civil. Para a implantação dessa estratégia de baixo custo é necessário a redução nos custos de operações por meio da atualização da legislação brasileira para o setor, redução de impostos sobre a querosene de aviação, mudanças na legislação para reduzir o excesso de processos contra as companhias aéreas e uma maior padronização de aeronaves por parte das empresas aéreas.
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