A IMPORTÂNCIA DO FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.921Palavras-chave:
Fator humano, Gestão por Pessoas, Colaboradores, EmpresaResumo
Ao se falar em fator humano, depare-se com um conceito que trata os indivíduos como ferramentas no mercado de trabalho. O objetivo deste artigo é demonstrar que a pessoa que se sente satisfeita no ambiente de trabalho, torna-se fator crucial para a competitividade da empresa, além de citar a importância da gestão de pessoas, pois esta trabalha com métodos, habilidades, políticas e técnicas bem definidas, para que o indivíduo possa planejar, organizar, gerir, direcionar e controlar os processos dentro de uma organização. As metodologias utilizadas neste trabalho foram de caráter bibliográfico e exploratório, a fim de comprovar a importância do tema e possibilitar que haja um estudo mais aprofundado do tema de estudo. Com o resultado das pesquisas, demonstra-se a necessidade de uma mudança de comportamento das empresas com relação aos seus colaboradores, deixando de enxerga-los como ferramentas de trabalho e de fácil de reposição, passando a entendê-los como seres humanos que possuem emoções, sentimentos e objetivos pessoais, e como um fator de competitividade e um aliado na busca do sucesso da organização.
Downloads
Métricas
Referências
CALDAS, P. T. et al. Administração de Pessoal ou Gestão de Talentos? Um estudo nas Administrações Públicas do Cariri Paraibano. XVII Semead, 2015. Disponível em: < http://sistema.semead.com.br/18semead/resultado/trabalhosPDF/846.pdf>. Acesso em: 5 set. 2019
CAVALCANTI, M. et al. Gestão de empresas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
COSTA, P. C. Gestão de Pessoas: Arte ou Ciência. Rh portal- Rh pratica. Out. 2010.
CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. Elsevier: Rio de Janeiro: 2011.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2008
FJG. Gestão de Pessoas. [S. l.]: FJG, 2017. E-book.
GIL, A. C.; Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.; Técnicas de Pesquisas: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MELO, F. A. O. et al. Influência da Gestão de Pessoas no Desempenho Empresarial através do perfil do Líder. IX Seget, 2012. Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/25416357.pdf>. Acesso em: 5 set. 2019
PAULA, V. V. de; NOGUEIRA, G. de M. A importância da área de gestão de pessoas, para o sucesso da organização. INOVARSE, [S. l.], ed. 13, 2016. Disponível em: <http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_047.pdf. > . Acesso em: 5 set. 2019.
PONTES, Ana Valéria Vargas Pontes; KIRSCHNER, Ana Maria. O fator humano como fonte de competitividade organizacional. 2010. 21 f. Artigo (Superior e Administração) - Faculdade Metodista Grambery, [S. l.], 2010. Disponível em: <http://re.granbery.edu.br/artigos/Mzcx.pdf.>. Acesso em: 4 set. 2019.
RAMOS, A. M. A importância da gestão de pessoas como fator humano nas organizações. [S. l.]: Central do Trabalho,2019. Disponível em: <http://www.centraldotrabalho.com.br/artigo/a-importancia-da-gestao-de-pessoas-como-fator-humano-nas-organizacoes.html>. Acesso em: 12 de set. 2019
SCHERMANN, Daniela. Pirâmide de Maslow: o que é e porque você precisa conhecê-la?. [S. l.]: OpinionBox, 2 abr. 2018. Ilustração. Disponível em: <https://blog.opinionbox.com/piramide-de-maslow/.>. Acesso em: 6 set. 2019.
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 2825
- PDF 1825