AS IMAGENS DE ESCRITA ACADÊMICA NA INTERNET E PARA O LETRAMENTO
o caso dos sites de trabalhos prontos
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.902Palavras-chave:
Escrita Acadêmica, Internet, Letramento, Sites de Trabalhos Prontos, ImagensResumo
O presente artigo tem como objetivo central evidenciar as imagens de escrita acadêmica em sites de trabalhos prontos, como “Studybay” e “Monografias Digitais”, para destacar como essas imagens vão de encontro às imagens de escrita presentes no campo científico, mais especificamente, na área dos Novos Estudos do Letramento. Os sites em destaques tratam a escrita como produto e são considerados como ferramentas de facilitação do processo de escrever. Sendo assim, para analisar essas imagens, o presente estudo será embasado principalmente em Street (1984, 2001, 2003) e Marcuschi (2000/2001), além de textos do círculo de Bakhtin que deem conta do sujeito socio-histórico e da metodologia de cotejamentos, na qual um enunciado é colocado em comparação com outro. Quando da análise, serão feitos recortes nos sites em questão, com o intuito de observar os elementos verbo-visuais e buscar, a partir deles, a compreensão da imagem de escrita nesse espaço. Nesse sentido, partimos da hipótese de que há, no senso comum, o imaginário de que escrever é difícil, uma vez que existem inúmeros sites de trabalhos acadêmicos prontos, além de diversos outros materiais que tratam dessa temática. Pode-se dizer que esses sites apropriam-se desse ideário para venderem seu “produto” e perpetuar a ideia de que escrever bem é trabalhoso. Desse modo, consideramos que esse estudo pode fornecer dados que possibilitem desenvolver soluções para diminuir essa problemática.
Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. [1979] Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins fontes, 2003.
BARTON, D. Preface: Literacy events and literacy practices. In: HAMILTON, M.;BARTON, D; ROZ, I. (Ed.). Worlds of literacy. Clevedon: Multilingual Matters Ltd. 1993.
HEATH, J. Protean shapes in literacy events: Ever-shifting oral and literate traditions. In: TANNEN, D. (Ed.). Spoken and written language: Exploring orality and literacy. Norwood, N.J: Ablex, p. 91-117. 1982.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez. 2000/2001.
SILVA, L. O. A Internet: a geração de novo espaço antropológico. In: LEMOS, A.; PALACIOS, M. (Org.). Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, p. 151-171. ISBN: 85-205-0278-4. 2001.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. Literacy and development: ethnographic perspectives on schooling and adult education. In: STREET, B. (Ed.).
Literacy and Development: Ethnographic perspectives. London and New York: Routledge. 2001.
STREET, B. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Teleconferência Unesco Brasil sobre “Letramento e diversidade”. Outubro. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 399
- PDF 268