INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE NO USO DE DIFERENTES ELEMENTOS MULTIMÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.892Palavras-chave:
Traços de personalidade, Elementos de hipermídia, Carga cognitivaResumo
Em sistemas computacionais educacionais, os elementos de multimídia vem sendo utilizados como ferramentas cognitivas importantes capazes de apoiar a compreensão de informações mais complexas. Porém, quando elaborados de maneira inadequada, os elementos de multimídia podem dificultar o entendimento de instruções, resultando em um alto esforço cognitivo pelos estudantes. Para minimizar este problema, estudos indicam princípios e/ou diretrizes que apoiam na elaboração de elementos multimídias mais efetivos durante o aprendizado, em que o processamento das informações são consideradas. Entretanto, esses estudos não consideram aspectos individuais, como os traços de personalidade. Alguns estudos indicam que os traços de personalidade podem influenciar no processamento das informações, como por exemplo, a capacidade de processar informações visuais e auditivas ao mesmo tempo. Este artigo apresenta o planejamento, execução e os resultados de um experimento realizado para investigar como os traços de personalidade podem afetar no aprendizado, esforço cognitivo e sentimento de frustração pelos estudantes durante o uso de diferentes elementos multimídia. Observou-se que alguns estudantes demonstraram alto grau de ansiedade em utilizar o elemento multimídia exemplo-trabalhado.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, M. V. C.; MODESTO, J. G.; LIMA-ROSSETTI, D.; LANINI, J.; BUENO, O. F. A. As dimensões da carga cognitiva e o esforço mental. Revista Brasileira de Psicologia, v. 1, n. 4, 2017.
BARBOSA, A.Modelo hierárquico de fobias infanto-juvenis: testagem e relação com osestilos maternos. Tese (Doutorado) — Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Programa Integrado de Doutorado em Psicologia Social (UFPB/UFRN)), 2009.
HART, S. G.; STAVELAND, L. E. Development of nasa-tlx (task load index): Results of empirical and theoretical research. In: Advances in psychology. [S.l.]: Elsevier, 1988. v. 52, p. 139–183.
KNIPPENBERG, A. V.; DIJKSTERHUIS, A.; VERMEULEN, D. Judgement and memory of a criminal act: The effects of stereotypes and cognitive load. European Journal of Social Psychology, Wiley Online Library, v. 29, n. 2-3, p. 191–201, 1999.
LYRA, K.; ISOTANI, S. Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2017. v. 6, n. 1, p. 46.
MAYER, R.; MORENO, R. Nine Ways to Reduce Cognitive Load in Multimedia Learning. In: Educational Psychologist. [S.l.: s.n.], 2003. v. 38, p. 43–52. ISBN 0046-1520.
MATTHEWS, Gerald. Personality and information processing: A cognitive-adaptive theory. Handbook of personality theory and assessment, v. 1, p. 56-79, 2008.
PONTE, J. P. d.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no ensino básico. In: . [S.l.]: MEDGIDC, 2009.
REIS, H. M.; BORGES, S. S.; DURELLI, V. H.; MORO, L. F. d. S.; BRANDAO, A. A.; BARBOSA, E. F.; BRANDAO, L. O.; ISOTANI, S.; JAQUES, P. A.; BITTENCOURT, I. I. Towards reducing cognitive load and enhancing usability through a reduced graphical user interface for a dynamic geometry system: An experimental study. In: IEEE. Multimedia (ISM), 2012 IEEE International Symposium on. [S.l.], 2012. p. 445–450.
REIS, H. M.; JAQUES, P. A.; ISOTANI, S. Sistemas tutores inteligentes que reconhecem o estado emocional do estudante: Um mapeamento sistemático. intelligent tutors systems that recognize the student’s emotional state: A systematic mapping. Research and Innovation in Brazilian Education, 2(2), pp.101-114. Lemann Center, Stanford: Palo Alto, 2017.
SALDEN, R. J.; ALEVEN, V.; SCHWONKE, R.; RENKL, A. The expertise reversal effect and worked examples in tutored problem solving. Instructional Science, Springer, v. 38, n. 3, p. 289–307, 2010.
SCHWONKE, R.; RENKL, A.; KRIEG, C.; WITTWER, J.; ALEVEN, V.; SALDEN, R. The worked-example effect: Not an artefact of lousy control conditions. Computers in Human Behavior, Elsevier, v. 25, n. 2, p. 258–266, 2009.
SHIMOMURA, Y.; HVANNBERG, E. T.; HAFSTEINSSON, H. Haptic cues as a utility to perceive and recognise geometry. Universal Access in the Information Society, Springer, v. 12, n. 2, p. 125–142, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 378
- PDF 232