PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA ELICITAÇÃO DE REQUISITOS EM DOCUMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.891Palavras-chave:
Ambientes Interativos de Aprendizagem, Engenharia de Software, Elicitação de RequisitosResumo
A elicitação de requisitos é a primeira etapa da engenharia de requisitos com o objetivo de buscar, levantar, elaborar, negociar, especificar e verificar os serviços e restrições de um sistema. Existem várias técnicas para elicitar requisitos, incluindo análise de documentos. Apesar das vantagens da elicitação por meio da análise documental, existem algumas restrições, como a falta de integração dos dados e a dificuldade de detalhamento das informações. Para minimizar esses problemas, este estudo investigou o uso do Pensamento Computacional para apoiar o levantamento de requisitos. Para verificar a estratégia proposta, os requisitos elicitados foram validados por quatro avaliadores por meio da Revisão de Requisitos e um Protótipo. Os resultados mostraram que os avaliadores consideraram que os requisitos foram eliciados de forma adequada para o desenvolvimento de aplicativos para apoiar os processos pós-cirúrgico perioperatório para enfermagem.
Downloads
Métricas
Referências
BOWEN, Glenn A. et al. Document analysis as a qualitative research method. Qualitative research journal, v. 9, n. 2, p. 27, 2009.
DENNIS, Alan; WIXOM, Barabara Haley; ROTH, Roberta. Systems Analysis and Design. John Wiley & Sons, 2018.
O'LEARY, Zina. The essential guide to doing your research project. Sage, 2017.
PRESSMAN, Roger; MAXIM, Bruce. Engenharia de Software-8ª Edição. McGraw Hill Brasil, 2016.
SELBY, Cynthia; WOOLLARD, John. Computational thinking: the developing definition. 2013.
SOBECC-Práticas Recomendadas SOBECC. 2017. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico. Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software, 8 edição. Pearson, Addison Wesley, v. 8, n. 9, p. 10, 2011.
SOUZA, Talita Monteiro; CARVALHO, Rachel; PALADINO, Camila Moreira. Diagnósticos, prognósticos e intervenções de enfermagem na sala de recuperação pós-anestésica. Revista SOBECC, v. 17, n. 4, p. 33-47, 2012.
TSUMAKI, Toshihiko; TAMAI, Tetsuo. Framework for matching requirements elicitation techniques to project characteristics. Software Process: Improvement and Practice, v. 11, n. 5, p. 505-519, 2006.
ZIMMERMANN, Jussara et al. Proposta de aplicaçao e avaliaçao de conceitos do Pensamento Computacional em crianças hospitalizadas. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2016. p. 1249.
ZOWGHI, Didar; COULIN, Chad. Requirements elicitation: A survey of techniques, approaches, and tools. In: Engineering and managing software requirements. Springer, Berlin, Heidelberg, 2005. p. 19-46.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 450
- PDF 271