INTRODUÇÃO DO PILAR DE MANUTENÇÃO AUTÔNOMA E SUA IMPLANTAÇÃO EM UMA CENTRÍFUGA DE SUCO DE LARANJA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.793Palavras-chave:
Manutenção Autonoma, TMP, ProdutividadeResumo
Este artigo tem o objetivo de descrever e apresentar o pilar de Manutenção Autônoma, pertencente a metodologia de Manutenção Produtiva Total (TPM), e verificar os efeitos de sua implementação em uma empresa do ramo da citricultura de pequeno porte. Nas seguintes sessões deste artigo iremos apresentar no que consiste o conceito de Manutenção Autônoma de forma detalhada, resumidamente MA traz a ideia de que o operador deve ter autonomia para cuidar da máquina que manuseia, e entre diversos benefícios, o principal é a diminuição de falhas ao longo do processo, aumentando a produtividade da empresa. Citaremos também vários fatores internos que podem melhorar o desempenho desse método dentro da empresa, como por exemplo, o aumento do diálogo entre departamentos de produção e manutenção; e apresentaremos alguns benefícios percebidos dentro da empresa após a implantação da MA, que foram perceptíveis em diversos níveis, desde subordinados até superiores, tendo consciência de que o elo principal da MA é o operador.
Downloads
Métricas
Referências
GIL, A.C.; Métodos e técnicas de pesquisa social: 2. São Paulo: Atlas S.A, 1989.
JOAQUIM, Ana Laura Vendramel. Estudo De Caso Sobre A Implementação Do Pilar De Manutenção Autônoma Da Metodologia Wordl Class Manufacturing (WCM) Em Uma Multinacional Do Setor De Bens De Consumo. 2017. 78 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia de Produção Mecânica, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Cap. 2.
MARQUES, Jorge Ferreira. Aplicação da Metodologia TRIZ e da Manutenção Autónoma em Atividades de Manutenção Industrial. 2014. 95 - Curso de Licenciatura em Ciências de Engenharia e Gestão Industrial, Universidade de Nova Lisboa, Nova Lisboa, 2014. Cap. 4.
NAKAJIMA, S. Introducción al TPM: Mantenimiento Productivo Total. Madrid: Tecnologias de Gerencia y Producción. 1991.
RIBEIRO, Haroldo. Manutenção autônoma: O resgate do chão-de-fábrica – Um roteiro para uma implantação bem sucedida. ABRAMAN, 1998. 149 f.
RODRIGUES, Antonio Roberto Sbecker. Manutenção Industrial, Principios Da Manutenção Produtiva Total – Tpm, Com Foco Na Manutenção Autonoma. 2017. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro UniversitÁrio Unifacvest, Lages, 2017.
SALERMO, Lia Soares. Aplicação De Ferramentas Da Mentalidade Enxuta E Da Manutenção Autônoma Aos Serviços De Manutenção Dos Sistemas Prediais De Água: Estudo de caso no hospital das clínicas da unicamp. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SANTOS, Marcelo Rodrigues dos. Globalização e revolução industrial. 2015. Disponível em: https://www.insper.edu.br/conhecimento/conjuntura-economica/globalizacao-e-revolucao-industrial/. Acesso em: 23 mar 2020
SILVEIRA, Cristiano Bertulucci. O que é TPM e Porque esta Ferramenta é Tão Popular na Indústria. 2018. Disponível em: https://www.citisystems.com.br/o-que-e-tpm. Acesso em: 20 mar. 2020
VOSS, C: TSIKRIK, H; FROHLICICH,M. Case researche in operations management. International Journal Of Operations Production Management, v. 22, n. 2, 2002, p. 195-219.
XENOS, H. G. Gerenciando a Manutenção Preventiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1998.
WYREBSKI, Jerzy. Manutenção Produtiva Total - Um Modelo Adaptado. 1997. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 989
- PDF 633