A GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM) COMO UM IMPORTANTE RECURSO PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.780Palavras-chave:
Gestão de Relacionamento com o cliente (CRM), Marketing, Relacionamento, Crescimento empresarialResumo
Houve um tempo em que as estratégias de marketing empresariais concentravam seu foco exclusivamente nos produtos e em como vendê-los. No entanto, ao longo do tempo, percebeu-se que o foco do marketing deveria ser deslocado dos produtos aos clientes e em como manter um bom relacionamento com eles. Posto dessa forma, este estudo procura analisar a importância da gestão de relacionamento com os clientes (CRM), tendo em vista que este é um conceito muito importante para as empresas manterem um vínculo mais duradouro com seus públicos de interesse. É o caso de uma grande cooperativa agrícola do interior de São Paulo, mencionada como estudo de caso neste trabalho, que tem crescido cada vez mais com a ajuda de ferramentas e recursos CRM. O que se verifica, por este estudo, é que quanto mais as empresas ouvirem, compreenderem e colocarem os clientes no centro de suas estratégias, mais chances tem de crescer e ganhar posição de destaque no mercado.
Downloads
Métricas
Referências
COOPERCITRUS. Relatório de Gestão 2019. Coopercitrus, 2020. Disponível em: < http://www.coopercitrus.com.br/upload/balancos/26.pdf >. Acesso em: 6 abr. 2020.
DEL VECHIO, Gustavo H. Conexão emocional entre marcas e clientes: análise de confiabilidade no mercado comercial. 2018. 375f. Tese de Doutorado em Comunicação Social: Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.
GARRAFONI JÚNIOR, Atílio; SANTADE, Hélio O.; PIZZINATTO, Nadia K.; FARAH, Osvaldo E. CRM: conceitos e métodos de aplicação no marketing de relacionamento. Revista Gestão Industrial, vol. 1, n. 3, 2006. Disponível em: < https://bit.ly/34kXRpr >. Acesso em: 6 fev. 2020.
GREENBERG, Paul. CRM na velocidade da luz. HSM Management, s.d. Disponível em: < http://usuarios.upf.br/~ricardo/CRM.pdf >. Acesso em: 19 mar. 2020.
KAPLAN, Gladys N.; BLANCO, Gabriel E. Implementaciones de softwares CRM. Revista Digital del Departamento de Ingeniería e Investigaciones Tecnológicas de la Universidad Nacional de La Matanza, vol 3, n. 1, jul. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/2yL4p53 >. Acesso em: 27 fev. 2020.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
MAZZA, Marcos F. CRM: sucessos & insucessos. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
REICHHELD, Frederick F.; MARKEY, Rob. The ultimate question 2.0: how net promoters companies thrive in a customer-driven world. 2 ed. Boston: Harvard Business School, 2011.
SWIFT, Ronald. CRM – Customer Relationship Management: o revolucionário marketing de relacionamento com os clientes. 13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
WILDNER, Gregory P. Implantação da estratégia de CRM em uma igreja. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Administração. Universidade Federal de Fronteira do Sul - UFFS, Chapecó, 2016. Disponível em: < https://bit.ly/2URyYhW >. Acesso em: 12 mar. 2020.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
ZENONE, Luiz C. CRM – Customer Relationship Management: gestão de relacionamento com o cliente e a competitividade industrial. São Paulo: Novotec, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 1905
- PDF 1336