DESPERDÍCIO DA LARANJA NA CADEIA PRODUTIVA

Autores

  • Vinicius José Simplício Andrade Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil
  • Marcela Midori Yada de Almeida Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.770

Palavras-chave:

Brasil, Cadeia Produtiva, Laranja, Produtores, Perdas, etc.

Resumo

Objetivou-se analisar e identificar perdas que ocorrem ao longo da cadeia produtiva da laranja visto que é um produto que consegue estampar o país como um dos melhores produtores e exportadores do fruto e derivados. Tais processos são efetuados com o mais preciso cuidado para manter a qualidade de suas mercadorias, mas nas partes em que não há influência, o macro ambiente consegue induzir grandes perdas decorrentes de problemas climáticos como tempestades e geadas, mas o homem tem se igualado a tais perdas que ocorrem nas atividades de colheita, carregamento, transporte, descarregamento e armazenamento. Analisando isso, percebe-se que perdas ocorrentes acontecem mesmo com a conscientização do empreendedor que não querem investir tanto para pequenas melhorias, sem perceber que anualmente pequenas perdas se tornam de grande peso para o lucro do investidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALIMENTAÇÃO EM FOCO. Desperdício de alimentos na colheita. Disponível em <https://alimentacaoemfoco.org.br/desperdicio-alimentos-na-colheita/> Acessado em 24 de setembro de 2019.

BRASIL. SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Art. 3 da Lei 11346/06, 2006.

CENCI, S. A; SOARES, G; JÚNIOR, M. F. Manual de perdas pós-colheita em frutos e hortaliças. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos (EMBRAPA), n. 27, pág. 5-27, 1997.

INVESTE SP – AGÊNCIA PAULISTA DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS E COMPETITIVIDADE. Laranja Disponível em https://www.investe.sp.gov.br/uploads/midias/documentos/laranja_saopaulo.pdf Acessado em 21 de setembro de 2019.

LOPES A. P; FASSINA S. H; COELHO S. R. M. Armazenamento refrigerado de laranja ‘pêra’ recoberta com filme de polietileno e fécula de mandioca. Revista Varia Scientia Agrárias, v. 01, n. 02, p. 121-129, 2010.

MACEDO, O. W. A. O. Avaliação da cadeia produtiva da laranja [Citrus sinensis (l.) Osbeck] nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus e Rio Preto da Eva no Estado do Amazonas. 2014. 140f. Dissertação (Mestre em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Universidade do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Amazonas. 2014.

MARTINS, C. R. FARIAS R. M. Produção de alimentos x desperdício: tipos, causas e como reduzir perdas na produção agrícola. Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia, v.9, n.1, p. 21-32, 2002.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

ANDRADE, V. J. S.; ALMEIDA, M. M. Y. de. DESPERDÍCIO DA LARANJA NA CADEIA PRODUTIVA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 401–408, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.770. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/770. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)